Após um semestre, Prefeitura de Maringá autoriza estágios na saúde
imagem ilustrativa/foto: divulgação/PMM

UBS

Após um semestre, Prefeitura de Maringá autoriza estágios na saúde

Saúde por Victor Simião em 04/08/2020 - 15:29

A partir de agora, cursos como enfermagem e psicologia podem atuar em Unidades Básicas de Saúde. Havia a proibição devido à Covid-19.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu autorizar a realização de estágios nas Unidades Básicas de Saúde do município. A partir de agora, estudantes do ensino superior podem voltar a atuar nesses espaços. No primeiro semestre de 2020, eles foram proibidos. O motivo: o contágio da Covid-19.

Um ofício circular, assinado pelo secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, foi enviado às instituições de ensino superior no dia 30 de julho. Conforme o documento, as práticas acadêmicas podem ser feitas a partir do dia 17 de agosto.

Segundo o ofício, ficam autorizados os cursos na área da saúde para o estágio obrigatório do último ano. São graduações como psicologia, fisioterapia e enfermagem. No caso da medicina, estão liberados os estudantes dos quinto e sexto ano.

O grupo de estagiários deve ficar em no máximo quatro, além de um professor-supervisor. Todos devem usar equipamentos de proteção individual, a serem fornecidos pelas faculdades.

Todas das UBSs e outras unidades de saúde municipais estão autorizadas, com exceção das que são específicas para o tratamento do coronavírus - as Unidades de Pronto Atendimento Zona Sul e Zona Norte.

O ofício foi encaminhado a seis instituições de ensino. Por parte delas, havia uma preocupação quanto ao cumprimento do estágio obrigatório - parte fundamental da formação do aluno. O Ministério da Educação autorizou, no primeiro semestre, a possibilidade de prática de estágio remoto. Na avaliação de profissionais da área, isso caracterizou perda de ensino.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade