As verdadeiras vítimas e os falsos vitimados
CBN Maringá

Opinião

As verdadeiras vítimas e os falsos vitimados

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 25/06/2021 - 09:04

O mundo tem suas vítimas, não há dúvida, são muitas. Elas são agredidas, sofrem rejeição, marginalizadas e humilhadas, merecem respeito. Mas nem todos os vitimados merecem o rótulo. Alguns se colocam nesta condição sem merecer. Pegam um puxadinho do benefício dado aos que sofrem agressão e se colocam na condição de agredidos sem ser.

A chamada vitimização abraça muitos falsos réus. Aqueles que reivindicam um tratamento diferenciado porque julgaram pelos seus próprios critérios o direito a exceção. A imaturidade de não encarar a parcela de sua culpa e perceber que a situação que se encontram é fruto de cumplicidade. Esta postura demonstra um outro problema grave na sociedade atual, a infantilização.

Tendência de se colocar como um ser pequeno diante das questões que necessitam maturidade. A capacidade de perceber que a frustração faz parte da existência e é condição na relação com outras pessoas. Nem tudo o que queremos conseguimos. Não temos o mérito sempre e nossos desejos não devem ser sempre atendidos.

Dentro de si, os infantilizados e vitimados, veem crescer o problema. Muitas vezes o inflacionam e desenham o possível de ser resolvido e transferem a solução para outras pessoas. A lógica tola do “resolva por mim”. Não por acaso se defende a necessidade de compreender os outros. Os infantis e vitimados se sentem sempre incompreendidos.

Não podemos compactuar com este tipo de conduta. A sociedade precisa resolver o problema das verdadeiras vítimas. Esta tendência de se ganhar popularidade com a inclusão de pessoas que não merecem a relevância que exigem acaba desgastando os temas relevantes. Se rebaixa a profundidade do problema para colocar os que não tem mérito no benefício merecido.

Temos que elevar os temas e discutir com profundidade os méritos. Ou fazemos isso ou teremos um número imenso de falsos beneficiários e um grupo de indolentes precários sendo vistos como pessoas de mérito. A vida não é um playground e por isso, precisamos separar os que merecem cuidados daqueles que não são capazes de cuidar de si mesmos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade