Associação Indigenista de Maringá tem mais de 20 integrantes com sintomas graves de dengue
Associação Indígena de Maringá (Foto: Arquivo/Assindi)

Aedes aegypt

Associação Indigenista de Maringá tem mais de 20 integrantes com sintomas graves de dengue

Saúde por Evandro Mandadori/GMC Online em 19/04/2022 - 18:45

No dia 19 de abril é comemorado nacionalmente o Dia do Índio, só que em Maringá, a principal entidade que representa a comunidade vive um surto de dengue. A Associação Indigenista de Maringá (Assindi) divulgou que mais de 20 indígenas estão com sintomas graves da doença e recebendo atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outros, com quadros mais leves, estão se recuperando na aldeia.

A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (19). As equipes da Secretaria de Saúde estiveram durante toda a manhã na associação. A região onde fica a Assindi é ponto crítico de casos, segundo o mapa epidemiológico, que mostra um grande números de casos confirmados no conjunto Thais, Ney Braga e próximo à BR-376, saída para Paranavaí.

“Nós viemos aqui de manhã cedo, coletamos exame de sangue das pessoas com suspeita de dengue. Enviamos esse exame para a secretaria de saúde e estamos medicando os indígenas que precisam aqui. Não só aqui que tem a dengue, maior foco é no conjunto Thais com várias pessoas adoecidas, no Ney Braga tem bastante foco de dengue, além da UBS Mandacaru”, afirmou a médica Claudia Pontes.

As equipes do controle da dengue fizeram uma vistoria para recolher materiais que possam acumular água ou que apresentavam um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Vale lembrar, que de acordo com a Secretaria de Saúde os principais sintomas da doença são: dor no corpo, atrás dos olhos, nas costas, abdome, nas articulações, febre, mal-estar, fadiga, tremor e manchas pelo corpo.

Com informações e colaboração do jornalista Fábio Guillen

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade