Ativista do ciclismo cobra cronograma para implantação da Zona 30
Imagem Ilustrativa | Foto: Mileny Melo/PMM

Mobilidade urbana

Ativista do ciclismo cobra cronograma para implantação da Zona 30

Trânsito por Luciana Peña em 17/04/2024 - 09:28

A chamada Zona 30 são as vias urbanas de Maringá em que é possível estabelecer limite máximo de velocidade de 30 km/h. A proposta está no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), concluído em julho de 2022. Quase dois anos depois, não há previsão de implantação da proposta, diz ativista.

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Maringá foi concluído em julho de 2022.

Na apresentação, o texto deixa claro que o objetivo do PlanMob é seguir a Lei Federal 12.587 de 2012 que prioriza os modos ativos, a pé e por bicicleta, e o transporte coletivo sobre os demais modos de deslocamento.

O PlanMob apresenta inclusive um mapa chamado Zona 30, que aponta quais vias urbanas poderão um dia ter velocidade máxima de 30km/h.

Nestas vias, o trânsito vai favorecer modais como a bicicleta.

O assessor parlamentar do deputado estadual Goura, Eduardo Simões, ativista do ciclismo em Maringá, cobra desde agosto do ano passado, um cronograma para a implantação da Zona 30.

Mas quase dois anos depois da aprovação do PlanMob, não existe um prazo para que a Zona 30 saia do papel. E a ideia é fazer uma revisão do PlanMob a cada 10 anos. [ouça o áudio]

O ativista também cobra a ciclovia ou ciclofaixa no entorno do Parque do Ingá. [ouça o áudio]

Em protocolo, a Prefeitura respondeu ao ativista que a implantação da Zona 30 requer um estudo específico. A CBN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para comentar o assunto.

Áreas propostas para a implantação da Zona 30, em Maringá. | Imagem: Reprodução
Áreas propostas para a implantação da Zona 30, em Maringá. | Imagem: Reprodução

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade