Audiências de custódia soltaram mais de 300 presos este ano em Maringá
Divulgação/PM

Segurança

Audiências de custódia soltaram mais de 300 presos este ano em Maringá

Segurança por Carina Bernardino em 05/07/2019 - 17:15

Número equivale a 43% das prisões em flagrante feitas pela PM no primeiro semestre. Conseg defende que vítimas de crimes também sejam ouvidas nas audiências, assim como ocorre com os detentos.

Maringá foi à quarta cidade do Paraná a implantar o projeto Audiência de Custódia do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que garante a apresentação do preso a um Juiz em até 24 horas em casos de flagrante. A implantação ocorreu em 17 de novembro de 2015. As audiências ocorrem três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras. A Polícia Civil faz a escolta do preso até o Fórum, e o acompanhamento e retorno do preso à 9ª SDP, são feitos pela Polícia Militar. Outra atuação da PM é nas prisões em flagrante. Neste ano foram 731, porém, apenas 422 suspeitos ficaram detidos. Ou seja, 43% dos presos foram soltos nas audiências de custódia. O tenente João Marcos Dutra reforça o trabalho realizado pelos PMs.

Para o presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Maringá), Antônio Tadeu Rodrigues, o número de presos em flagrante soltos aumenta a criminalidade na cidade, além de provocar a sensação de impunidade entre os envolvidos no processo, como policiais e vítimas. Ele defende que vítimas de crimes também sejam ouvidas nas audiências, assim como ocorre com os detentos.

A CBN solicitou dados ao Departamento Penitenciário do Paraná sobre o sistema prisional maringaense nessa quinta-feira (4), mas não obteve resposta até a tarde desta sexta-feira (5). O objetivo era saber a lotação das três unidades penais: Penitenciária Estadual, Casa de Custódia e Colônia Penal Industrial. Também não recebemos relatório da quantidade atual de presos na cela provisória da 9º SDP.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade