Calor passa dos 40ºC e Maringá registra dia mais quente da história
Imagem ilustrativa/foto: Thiago Louzada

Temperatura

Calor passa dos 40ºC e Maringá registra dia mais quente da história

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 02/10/2020 - 19:03

Nesta sexta-feira (2), Maringá registrou o dia mais quente da história. Os termômetros chegaram a 40,7ºC, de acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A temperatura foi registrada por volta das 14 horas, momento em que a umidade relativa do ar estava em 16%. 

O recorde histórico de calor havia sido quebrado na última quarta-feira, 30, quando a temperatura alcançou os 39,4ºC em Maringá. Nesta sexta-feira, 2, o valor alcançou os 39,8ºC e, posteriormente, subiu para 40,7ºC. Esse foi o dia mais quente dos últimos 21 anos em Maringá segundo o Simepar, que monitora as variáveis climáticas desde março de 1999.

“É uma junção de fatores: uma massa de ar quente e seca se estabeleceu no Brasil e está na região centro-oeste, sudeste e sul – mais para o Paraná. E os ventos trazem calor do norte, da Amazônia, para a região. A umidade do ar faz com que as temperaturas se elevam um pouco menos mas esse vento está muito seco”, detalha a meteorologista do Simepar, Larissa de Freitas.

No fim de semana, há previsão de leve redução na temperatura máxima, mas a partir de segunda-feira, 5, uma nova onda de calor está prevista na cidade. O tempo permanece estável e não há previsão de chuva para os próximos sete dias. 

Neste sábado, 3, a temperatura mínima prevista é de 24ºC e máxima pode chegar aos 38ºC. Já no domingo 4, mínima de 20ºC e máxima de 34ºC. Na segunda-feira, 5, não há muitas mudanças: mínima de 20ºC e máxima de 36ºC. Mas na terça-feira, 6, o calor mais intenso retorna, podendo alcançar os 41ºC, segundo o Simepar.

fonte: Simepar
fonte: Simepar

Paraná

Outras 20 cidades paranaenses registraram recorde de calor nesta sexta-feira (2), segundo o Simepar, como Loanda, que chegou aos 42,5ºC, Umuarama, que alcançou temperatura de 42,1°C, Ponta Grossa, com 35,7°C e Guarapuava, que chegou a 35,3°C.

Veja a tabela das cidades que registraram recorde histórico de temperaturas nesta sexta-feira (2).

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade