Casos de suicídio diminuem em Maringá
imagem ilustrativa/Freepik

Saúde mental

Casos de suicídio diminuem em Maringá

Saúde por Victor Simião em 26/02/2020 - 18:10

Em 2019, foram registrados 26% menos situações do tipo que em 2018. A cidade conta com rede de auxílio e prevenção.

 

 

Dados da Secretaria Municipal da Saúde indicam que Maringá registrou menos suicídios em 2019 que em 2018. No ano passado, o município confirmou 26 ocorrências do tipo. Em 2018, 33. Os números constam em um relatório de balanço da Saúde obtido pela CBN Maringá.

Maringá conta com diversos serviços de prevenção ao suicídio. Há o CAPS III, o Centro de Atenção Psicossocial, que oferta atendimento 24 horas por dia com 12 leitos. Há, também, um serviço de emergência psiquiátrica com 26 leitos no Hospital Municipal.

Atuando fora do poder público está o CVV, o Centro de Valorização à Vida. O órgão é formado por voluntários, e atende pelo telefone 188. O serviço é nacional. Qualquer pessoa pode acionar o CVV em busca de auxílio para conversar.

Apesar de ter havido redução nos casos, a coordenadora do CVV em Maringá, Vanessa Santos, considera o número alto. O centro é para acolher pessoas em situação de crise, afirma.

O CVV de Maringá, no momento, busca por voluntários. Em março começa um período de treinamentos. Mais informações sobre como se inscrever é só procurar por ‘CVV Maringá’ no Facebook ou Instagram.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade