Organização criminosa transnacional é alvo de operação da Polícia Federal de Maringá
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Operação Retorno

Organização criminosa transnacional é alvo de operação da Polícia Federal de Maringá

Segurança por Luciana Peña em 07/12/2021 - 09:14

O chefe do grupo vive no Paraguai. A fase ostensiva da Operação Retorno, nesta terça-feira (7), cumpriu mandados de busca e apreensão em Umuarama e Maria Helena e em uma cidade de São Paulo.

O grupo criminoso trazia cigarros do Paraguai para o Brasil em grande quantidade. A mercadoria era descarregada em um porto clandestino no Rio Paraná e por via terrestre passava por Maringá e Umuarama.

O destino final eram os estados de São Paulo e Minas Gerais. Batedores organizados davam proteção aos caminhões com a mercadoria contrabandeada.

Nesta terça-feira (7) foi realizada a fase ostensiva da Operação Retorno que cumpriu nove mandados de busca e apreensão e cinco de prisão nas cidades de Maria Helena e Umuarama, no Paraná, e em Porangaba, em São Paulo.

O delegado da Polícia Federal, Fabiano Zanin, diz que a organização criminosa está sendo investigada desde 2019 e é transnacional porque o chefe dela vive no Paraguai. [ouça o áudio acima]

De 2019 até agora, 21 pessoas foram presas e 23 veículos foram apreendidos. Também foram apreendidos quatro milhões de maços de cigarros que geraram uma dívida tributária de 30 milhões de reais. [ouça o áudio acima]

Uma das medidas deferidas pela Justiça é a apreensão de bens que ao final do processo poderão ser utilizados para ressarcir os danos à Fazenda Pública.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade