Chefe não é líder
CBN Maringá

Opinião

Chefe não é líder

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/05/2021 - 09:21

Chefe não é líder. Nunca será. Por mais que tenha o cargo de comando. Liderança é outra coisa, a capacidade de influência, por exemplo. Comandar não está relacionada com qualidade de gestão.

Dizer o que fazer, impor ideias e ameaçar os comandados com o poder de dispensá-los dá a muitos o sentimento de serem importantes, mas não são líderes.

Uma quantidade considerável de pessoas obedece por medo. Não são poucos os que fazem pela coação. Se pudessem dizer o que pensam ou sentem, não fariam o que fazem nem compactuariam com os comandos dos seus “chefes”.

A liderança é influência, o poder de alterar a vida das pessoas está nas mãos de muitos. Poucos tem dimensão do que isso significa e entendem a dimensão das consequências dos seus atos.

Nas empresas, você pode questionar, mas não é o papel de quem está no comando direcionar as ações ao lucro? Sim, deve. Porém, o lucro não é uma condição única de chegada. Há várias formas de obtê-lo e o que é mais importante, mantê-lo.

Ganhar dinheiro pelo maior tempo possível e da forma mais segura é diferente de obtê-lo a qualquer preço. Saber construir a eficiência para que dure e garanta solidez e satisfação para os envolvidos é a busca ideal. Como fazer isso é a questão.

Planejamento e conhecimento são a resposta. Não aqueles planejamentos engessados, mas ter como meta principal da organização, empresa ou vida, a capacidade de buscar a percepção mais aguçada do que se vive. Conhecer o que nos envolve.

Empresas deve passar por isso e seus líderes têm responsabilidade com este ato. Levar a empresa ao autoconhecimento e desenvolvimento de potencial. Saber o que cada um é, pode oferecer e organizar. Permitir o desenvolvimento das pessoas e do seu aproveitamento para o sucesso da empresa.

Por isso, tem gente que manda e não deseja se envolver com as pessoas que lidera, entendê-las. Mandar e descartar aqueles que não se encaixam ou os que podem ser responsabilizados pelos erros cometidos pela gestão.

 

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade