Cidades da região ficam bem ranqueadas em índice de transparência
Wagner Araújo /TCE

TCE

Cidades da região ficam bem ranqueadas em índice de transparência

Economia por Letícia Tristão em 17/11/2023 - 15:27

O índice analisado pelo TCE lista as administrações públicas mais transparentes, ou seja, que melhor prestam contas do trabalho exercido com os recursos públicos.

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023 é elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e foi divulgado esta semana. Na avaliação estão os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR. Além disso, 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores foram analisadas.

Na primeira etapa, gestores precisaram adequar os portais de transparência e preencher um questionário eletrônico até o final de agosto, com as informações sobre o trabalho feito pela administração pública. A segunda etapa foi a validação das informações preenchidas. O TCE-PR faz a aferição do índice desde 2019.

No geral, as prefeituras do Paraná atingiram um índice médio de 75,33%, enquanto as câmaras municipais chegaram a 71,97% de transparência.

A liderança é da região. As prefeituras que ficaram com nota máxima no ITP 2023 foram Santa Isabel do Ivaí, Rio Branco do Sul e Rosário do Ivaí.

Considerando os maiores municípios do Paraná, Maringá aparece em primeiro lugar, com Índice de Transparência de 97,51%. 95,26% de Curitiba; 93,23% de Ponta Grossa; 94,53% de Cascavel e 79,13% de Londrina.

Das 5 câmaras municipais que obtiveram nota máxima no ITP 2023, três são da região de Maringá: Mandaguari, Sarandi e Mandaguaçu.

Nenhuma das Câmaras que chegaram à liderança neste ano estavam entre as primeiras no ano passado, como é o caso da Câmara de Mandaguari, que subiu da 47ª posição para a liderança no ranking estadual.

Um resultado muito acima das câmaras municipais da região, como Marialva, que ficou na 282ª colocação, e das maiores cidades do Paraná, como Londrina, na 171ª colocação, e Curitiba, na 42ª posição do ranking.

O diretor da Câmara de Mandaguari, Carlos Bredariol, fala sobre as mudanças que levaram à nova posição quando o assunto é transparência. [ouça o áudio acima]

O ranking dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais pode ser acessado no site do TCE PR.

Com colaboração Brenda Caramaschi/CBN Maringá.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade