“Colecionadores de likes”, diz prefeito sobre vereadores que criticam medidas fiscais
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Política

“Colecionadores de likes”, diz prefeito sobre vereadores que criticam medidas fiscais

Política por Luciana Peña em 01/10/2025 - 11:47

Em evento nesta quarta-feira (1º), o prefeito Sílvio Barros rebateu as críticas que vem recebendo nas redes sociais de vereadores que votaram contra alteração no IPTU para cobrir rombo com queda na arrecadação de IPVA.

Nessa terça-feira (30), 16 vereadores votaram a favor da redução no desconto sobre o valor do imóvel para cálculo do IPTU 2026, o que na prática aumenta o imposto pago no ano que vem.

Ainda assim, o contribuinte estará pagando 25% a menos sobre o que vale o imóvel de acordo com a planta genérica de valores, que está defasada há 20 anos.

Seis vereadores foram contra.

A oposição faz críticas ao prefeito nas redes sociais por causa dessa medida fiscal tomada às pressas para recompor a arrecadação de 2026 afetada pela redução no IPVA. Medida do Estado, anunciada há poucas semanas.

Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Sílvio Barros comentou as críticas que vem recebendo.

Ele disse que os críticos são “colecionadores de likes” e não estão comprometidos com a manutenção dos serviços públicos.

O governo do Estado pretende compensar as perdas das cidades com menos de 100 mil habitantes em função da redução do IPVA. As outras cidades precisam encontrar os próprios caminhos, diz o prefeito:

A manutenção da arrecadação em 2026 é importante também para o “valor de referência”, indicador que vai determinar o quanto Maringá receberá de IBS, imposto sobre bens e serviços, criado com a Reforma Tributária, pelos próximos 50 anos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade