Com gente educada a vida é melhor
CBN Maringá

Opinião

Com gente educada a vida é melhor

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/10/2021 - 08:42

A boa educação faz falta. Em todo o lugar que for você vai sempre sentir a diferença da cordialidade e da rudeza. Enquanto as pessoas educadas abrem portas e se tornam essenciais, os mal-educados constroem inimigos cotidianos e causa repelência.

Falamos muito da educação. Mas não precisamos só desta formal. É necessário também a educação do dia a dia. Esta do respeito as pessoas quando estamos nos relacionando com elas. A maneira de se falar sem impedir de se dizer o que se quer.

Nas relações de trabalho, o gentil e educado foi sempre um elemento de aproximação e possibilidades. Todos querem o educado por perto. Já, o mal-educado promove o distanciamento e causa transtorno. Não traz soluções e aprofunda problemas.

Não se pode negar que ninguém gosta de um mal-humorado e mal-educado por perto. Precisamos de quem aponte soluções e não nos lembre ou acumule problemas. Há o direito a crítica, deve ser exposto limites e complicações. Contudo, deve-se acompanhar a solução. E mesmo na hora de falar do malfeito se pode sempre ter a educação na narrativa.

Apontar culpas deve sempre vir acompanhado da reflexão do nosso comprometimento com aquilo que condenamos nos outros. Saber criticar e saber fazer autocrítica. Os educados sabem e entendem que qualquer análise feita exige o compromisso de estar aberto a análise dos outros.

Que venham os educados e que eles sejam muitos para fazerem nossa vida melhor.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade