Com horário reduzido, escritórios de contabilidade correm  contra o tempo para atender os clientes
Imagem Ilustrativa/Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

IR

Com horário reduzido, escritórios de contabilidade correm contra o tempo para atender os clientes

Economia por Luciana Peña em 29/06/2020 - 11:38

Muitos documentos para a declaração do Imposto de Renda podem ser enviados pelo WhatsApp. A preocupação é com os contribuintes que ainda nem entraram em contato. E o prazo termina nessa terça-feira (30). Em Maringá, faltam ser entregues 18% das declarações esperadas.

Todo ano, na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda, os escritórios de contabilidade trabalham em regime de hora extra para atender os clientes.

Este ano, a pandemia mudou tudo. Primeiro porque o prazo final para a entrega da declaração foi estendido. Os contribuintes ganharam mais dois meses.

Mas se o prazo aumentou, o tempo de serviço nos escritórios de contabilidade diminuiu. Desde o último dia 16, os prestadores de serviço só podem atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com tolerância de meia hora antes do horário de abertura.

E justamente agora, quando se acumula o trabalho. Resultado: corrida contra o tempo.

E além da preocupação de dar conta do recado, os contadores estão preocupados também com os clientes que sumiram.

Por causa da pandemia, muitos contribuintes ainda não apareceram para dar início à declaração, diz o contabilista Glicério Rampazzo.[ouça no áudio acima]

No escritório, trabalho acelerado. O home office não funciona porque o sistema de computadores é interligado, e as informações precisam ser compartilhadas a todo momento.[ouça no áudio acima]

Pelo jeito o dono do escritório vai ter que fazer serão, mas sozinho.[ouça no áudio acima]

Segundo a Receita Federal, foram entregues até o final desse domingo, 84.796 declarações de 103.600 esperadas. Faltam 18% das declarações previstas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade