Compartilhamento de carro, já pensou nessa opção?
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

CBN Cidadania e Sustentabilidade

Compartilhamento de carro, já pensou nessa opção?

CBN Cidadania e Sustentabilidade por Gilson Aguiar em 11/08/2020 - 08:35

A tecnologia mobile de comunicação se tornou um aliado estratégico para melhorar o trânsito e a vida das pessoas.

Para quem mora em alguma grande cidade brasileira, provavelmente já está mais do que familiarizado com a sensação (de impotência!) de ficar horas preso no trânsito para fazer o trajeto casa-trabalho. Para ter uma ideia: se você passa três horas no trânsito, todos os dias, para fazer o percurso (e a maioria dos brasileiros passa!), significa que você terá três anos, seis meses e 28 dias da sua vida perdidas dentro do carro. TRÊS ANOS, SEIS MESES E 28 DIAS! Já pensou tudo o que daria para fazer nesse tempo?

Para tentar reduzir esse stress diário, o ideal é procurar um meio de transporte alternativo. Entre as opções, o compartilhamento de carro é, com certeza, uma boa pedida. Ainda não diminui muito o tempo de locomoção, é verdade, mas pelo menos alivia para o motorista: uma vez você dá carona num semana e na outra vai e volta no banco do passageiro e assim todo mundo se estressa um pouco menos, economiza dinheiro, reduz a poluição e quando bastante gente estiver fazendo isso, também vai diminuir o numero de carros nas ruas e o tempo que gasta hoje para se locomover.

Para fazer a carona compartilhada acontecer, não é difícil. A comunicação é a chave do sucesso. Já parou para pensar quantas pessoas no seu prédio trabalham na mesma região que você e poderiam dividir o transporte? Quantos estudantes que moram perto um do outro frequentam a mesma escola mas não sabiam que poderiam diminuir aquele congestionamento terrível no portão na hora da entrada e saída das aulas. E ainda tem as oportunidades de viagem também. Na pandemia com a redução drástica de vôos e na frequencia dos ônibus interurbanos, a carona para viajar ganhou impulso. Tudo isso só foi possível graças a tecnologia de telefonia móvel, aos aplicativos e ao sistema de georreferenciamento. Para quem quer conhecer mais sobre isso, segue aqui uma lista de aplicativos que prometem ajudar a achar companheiros para sua carona solidária.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade