Comunicação, segurança e política
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Comunicação, segurança e política

O Assunto é Política por Diniz Neto em 03/10/2019 - 10:07

3 de outubro, quinta-feira. Faltam 89 dias para o fim de 2019.

Hoje é o Dia do Dentista. A data surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos, em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista Brasileiro.

Dia Nacional das Abelhas. A data está no calendário oficial do meio ambiente brasileiro.

“A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.”

Na coluna de hoje:

- Pauta da sessão por Whatsapp

- Jacovós na Tribuna Livre da Câmara de Maringá

- Homenagem à Polícia Civil

- MDB prepara grande evento

- Micro e pequenas empresas do Paraná

- Vereador Altamir

- Conselho Tutelar: Eleição é no domingo

 

PAUTA DA SESSÃO POR WHATSAPP

Recebi ontem, pela primeira vez, a pauta da sessão da Câmara por Whatsapp.

Acredito que ela deve ter sito remetida por lista de transmissão para os veículos de comunicação e profissionais da imprensa.

Há algum tempo a pauta vem sendo mandada, mas como é lista de transmissão, nem todos estavam recebendo. Alguns ajustes estão sendo feitos para alcançar mais gente.

Muito boa e oportuna a iniciativa, do setor de Comunicação da Câmara Municipal de Maringá, coordenado pelo jornalista Wilame Prado.

A pauta tem 12 projetos de lei e 11 requerimentos de informação.

 

JACOVÓS NA TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA DE MARINGÁ

Na Pauta do Cerimonial, haverá uso da tribuna pelo deputado estadual Delegado Jacovós, que falará sobre Segurança a convite do vereador Professor Niero.

Quatro projetos de lei que entram em primeira discussão são de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei 15.303/2019 cria 21 cargos para médicos (as) e 21 cargos para enfermeiros (as).

 

HOMENAGEM À POLÍCIA CIVIL

Aconteceu ontem na Assembleia Legislativa do Paraná uma homenagem proposta pelos deputados Delegado Jacovós, Delegado Fernando e Delegado Recalcatti em comemoração aos 166 anos da Polícia Civil do Paraná.

O evento contou com a presença da cúpula da Polícia Civil do Estado, de delegados subdivisionais e divisionais, da orquestra da Polícia Militar, de autoridades ligadas à segurança pública, do secretário de Segurança do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares; do secretário de Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel e dos deputados Alexandre Amaro, Coronel Lee, Delegado Francischini, Doutor Batista, Hussein Bakri, Soldado Adriano José e Soldado Fruet.

O deputado Delegado Jacovós presidiu a sessão e junto com os demais propositores, fez a entrega de homenagens aos delegados presentes e ao coronel Marinho como forma de agradecimento pelos trabalhos prestados ao Paraná.

 

POR FALAR EM POLÍCIA

Anderson Sampaio postou antes das 9 horas um vídeo de um funcionário de uma empresa fazendo uma fogueira (queimando alguma coisa) no fundo de vale do Jardim Araucária.

Repassei o vídeo para a Secretaria de Meio Ambiente.

 

MDB PREPARA GRANDE EVENTO

O MDB realizará um grande evento no dia 19 de outubro. O vereador Alex Chaves estará ingressando oficialmente no partido. Junto com ele serão realizadas cerca de 40 filiações. Muitos dos novos filiados integrarão a chapa de candidatos à Câmara Municipal.

O MDB quer ser protagonista na eleição municipal do ano que vem.

 

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO PARANÁ

Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei complementar 10/2019 que tem como finalidade fomentar a concessão de crédito para micro e pequenas empresas paranaenses.

O vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Tiago Amaral (PSB), foi o relator do projeto.  O governo do Estado está fazendo adequações na legislação com um caminho mais rápido para impulsionar e alavancar a pequena e microempresa, bem como as startups”.

A proposta altera o inciso IV do artigo 39 e o parágrafo primeiro do artigo 42 da legislação paranaense que instituiu o tratamento diferenciado às microempresas e às empresas de pequeno porte. Com essas mudanças, o Governo poderá participar de capital de Sociedade de Garantia de Crédito (SGC), ampliando de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com exigência de três anos de funcionamento, para pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos.

O governo vai garantir um importante instrumento de aval principalmente para empresários que não conseguem captar dos recursos por falta de garantia real.

 

VEREADOR ALTAMIR

Há vários perfis de atuação na Câmara de Maringá, e alguns preferem a discrição e o trabalho realizado via fiscalização, especialmente pensando nos bairros de Maringá.

Este é o caso do vereador Altamir Antônio dos Santos, também conhecido como Altamir da Lotérica. Durante as sessões, o parlamentar costuma optar por uma atuação mais discreta, usa pouco a tribuna. No entanto, Altamir demonstra ter uma atuação mais incisiva pelas ruas, acompanhando obras do município, distrito, especialmente em bairros.

Ele protocola, em todas as sessões, um bom número de requerimentos de informação, que questionam o Executivo e alertam sobre possíveis demandas da cidade.

Exemplo disso pode ser visto na Pauta da Ordem do Dia desta quinta-feira, dia 3. Quase 1/3 dos requerimentos é de sua autoria.

Nos requerimentos, ele pergunta ao Executivo se há previsão de instalação de alambrado e pista de caminhada ao redor do campo de futebol do Parque Hortência I.

Em outro requerimento, Altamir Antônio dos Santos questiona se há previsão para começar as obras no Terminal Rodoviário do distrito de Iguatemi.

E também pergunta, via requerimento, se existe a possibilidade de implantar um parque infantil próximo ao centro comunitário do Jardim Ouro Cola.

 

CONSELHO TUTELAR: ELEIÇÃO É NO DOMINGO

A eleição para o Conselho Tutelar é nesse domingo, 6 de outubro.

Muito importante escolher um candidato ou candidata e ir votar. Participar da escolha dos conselheiros.

Já decidi meu voto e irei votar, no domingo, com certeza.

O vereador Odair Fogueteiro está encaminhando mensagens pelo Whatsapp convidando as pessoas participarem da eleição para conselheiros tutelares. Boa iniciativa, estimular os eleitores a irem às urnas no domingo.

É uma oportunidade, um direito com cara de dever, participar de uma escolha importante na comunidade. Os efeitos dessa eleição serão sentidos nos próximos anos, na cidade, nas ações de defesa e proteção das crianças e adolescentes.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade