Comunidade ucraniana em Apucarana se solidariza com o país europeu
Imagem Ilustrativa/Pixabay

Conflito

Comunidade ucraniana em Apucarana se solidariza com o país europeu

Paraná por Victor Ramalho em 24/02/2022 - 15:58

 Na madrugada dessa quinta-feira (24), tropas russas iniciaram uma invasão a Ucrânia. A maior colônia ucraniana vivendo no Brasil encontra-se em território paranaense.

O mundo amanheceu chocado com a notícia de que tropas do exército russo invadiram a Ucrânia durante a madrugada desta quinta-feira (24), no horário local. Imagens de explosões e movimentação de blindados russos em território ucraniano rapidamente viralizaram pelas redes sociais.

No Brasil, o clima também é de aflição. Isso porque o país abriga a quarta maior colônia ucraniana do mundo, com cerca de 600 mil pessoas originárias do leste europeu. O Paraná concentra a maior parte deste grupo, com cerca de 80% dos ucranianos que vivem no país.

Em Apucarana, na região de Maringá, são cerca de 700 famílias. Conforme o representante da comunidade ucraniana na cidade, Voldimir Maistrovicz, muitas dessas pessoas ainda têm familiares no país europeu. [ouça no áudio acima]

Por conta da grande quantidade de ucranianos e descendentes, Apucarana também abriga a Paróquia Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus, voltada para os imigrantes do país. No próximo domingo, o local irá reunir a comunidade em oração, a partir das 9 horas da manhã, para pedir a proteção dos familiares que ficaram na Ucrânia.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade