Conselho aceita recurso e volta atrás em decisão envolvendo professores
Divulgação/UEM

Investigação

Conselho aceita recurso e volta atrás em decisão envolvendo professores

Educação por Victor Simião em 30/05/2019 - 08:12

Decisão pela suspensão de um e a demissão de outro havia sido acatada pela reitoria. DCE considera posicionamento do CAD insatisfatório. Dois professores são suspeitos de assédio sexual.

O CAD, Conselho de Administração da UEM, o segundo mais importante da instituição, aceitou o recurso de defesa dos dois professores de História, que foram investigados por supostos casos de assédio sexual. Por conta disso, o colegiado voltou atrás na decisão de suspender o professor Itamar Flávio Silveira e demitir o professor Moacir José da Silva dos quadros da instituição. Por 5 a 4, o recurso foi aceito no começo da semana.

No ano passado, o então reitor Mauro Baesso acatou parcialmente o pedido de uma comissão que havia sido instaurada para investigar internamente o caso. Itamar Flávio Silveira teve como pena uma repreensão. Moacir José da Silva foi suspenso por 90 dias, sem remuneração.

Aí o Diretório Central dos Estudantes e dois centros acadêmicos entraram com recurso que havia sido acatado pelo CAD em fevereiro. As entidades estudantis queriam a suspensão de Silvieira e a demissão de Silva.

Desde 2016, um grupo de alunas vem fazendo denúncias contra os professores. Protestos públicos também foram realizados. Além disso, há processos correndo na Justiça comum.

A nova decisão é vista como insatisfatória, disse a representante do DCE Bárbara Dourado. O Diretório estuda acionar o COU, o Conselho Universitário, a instância máxima. Por outro lado, ela vê como ganho o fato de um processo relativo a suposto assédio sexual ser julgado e penalizado.

SONORA

O advogado Bruno Gimenes Di Lascio, que defende os professores, se manifestou por nota. Ele escreveu que o CAD foi sensato ao acatar o recurso. Quanto às críticas a decisão, ele disse que é a prova de que o processo tem um caráter politiqueiro nos bastidores. Lascio também escreveu que a decisão dada pela reitoria foi descolada do conteúdo do processo, “porque inspirada no trabalho grosseiro e irresponsável da comissão processante”.

Atualmente, Itamar Silveira não tem mais vínculo com a UEM porque pediu aposentadoria em 2018. Já Moacir José da Silva continua nos quadros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade