Consumidor é cidadão
CBN Maringá

Opinião

Consumidor é cidadão

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/01/2023 - 11:30

O ato de consumo pode os trazer benefícios que não é apenas a aquisição de um produto ou serviço, pode nos posicionar no mundo. Isso mesmo, ser consumir pode ir além de uma definição econômica e é uma expressão social.

Na proporção em que os bens e serviços se multiplicam no mercado e passamos a consumir o que antes era impensado, o poder de ser consumidor se eleva e acaba por definir o futuro de inúmeras temáticas sociais associadas ao mercado, produção, compra e venda.

A questão racial por exemplo, quantas empresas estão optando por ter produtos que se associam a inclusão social. Inúmeras propagandas de serviços e produtos agora tem nas minorias seus garotos propaganda. É a valorização de um segmento social que se leva em conta na hora de adquirir, na hora de consumir.

Outro tema cada vez mais comum é a questão ambiental. Desejamos comprar produtos que nos coloquem com um posicionamento de preservação e sustentabilidade ambiental. Não é mais uma questão de agredir o meio ambiente, mas ter uma postura de preservação e reconstituição.

As empresas e produtos estão iniciando esta conscientização, um diferencial que, claro, exalta o valor de um produto, sua forma de confecção, comercialização e descarte em relação aos demais produtos que estão no mercado.

A relação com estes produtos gera uma diferencial no qual as pessoas estão dispostas a investir. Uma ação de cidadania, de consciência ambiental, na relação com o mercado. Esta prática pode trazer respostas mais eficientes do que a espera de uma ação do poder público. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade