Convênio entre Procon e centro universitário pretende desafogar processos
Foto: Luciana Penã.

Consumidor

Convênio entre Procon e centro universitário pretende desafogar processos

Economia por Luciana Peña em 09/09/2025 - 17:02

O Procon de Maringá firmou um convênio com o UniCv para que 200 acadêmicos de direito possam atuar como apoio técnico no órgão de defesa do consumidor. 30% das queixas recebidas pelo Procon se transformam em processos administrativos.

Este ano, de janeiro a julho, o Procon de Maringá prestou 17.127 atendimentos.

Em muitos casos, o consumidor busca apenas informação.

Mas em pelo menos 10 mil atendimentos, o consumidor apresentou uma queixa e, em 30% destes casos, a reclamação gerou um processo administrativo.

E o processo pode demorar em média dois anos para ser resolvido.

Para desafogar esta demanda, o Procon firmou um convênio com o Centro Universitário Cidade Verde (UniCv).

200 acadêmicos de direito serão cedidos para dar apoio técnico ao Procon, explica a coordenadora do órgão Audilene Rocha. [ouça o áudio]

Para os estudantes, a vivência no Procon permitirá um aprendizado prático que fará diferença na formação profissional dos futuros advogados, diz o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri. [ouça o áudio]

O atendimento mais ágil à população vai ampliar a consciência do cidadão sobre os direitos nas relações de consumo, diz o prefeito Silvio Barros. [ouça o áudio]

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