Covid-19 chegou há 4 meses em Maringá; veja a evolução da doença
Em Maringá já são 2.517 casos confirmados e 35 mortes – Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Pandemia

Covid-19 chegou há 4 meses em Maringá; veja a evolução da doença

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 18/07/2020 - 11:38

Maringá está há 4 meses enfrentando a pandemia do novo coronavírus. O primeiro caso registrado no Município foi em 18 de março deste ano. Uma mulher, de 46 anos, recém-chegada da Espanha foi a primeira paciente infectada pela Covid-19.

A suspeita é de que ela tenha contraído o vírus na Espanha, que na época estava com uma grande crise epidemiológica, e, por isso, passou mal assim que chegou a Maringá. Desde então os números de casos foram aumentando. 

As duas primeiras mortes foram registradas no dia 27 de março deste ano, um idoso de 84 anos (pai da mulher de 46 anos que foi o primeiro caso confirmado da doença na cidade) e uma mulher de 54 anos, que tinha viajado para João Pessoa, na Paraíba, e passado por São Paulo. 

No dia 18 de abril o boletim diário epidemiológico apontava que a doença estava avançando e já se somavam 52 casos positivos de Covid-19, em Maringá, e 5 mortes. 

Um mês depois, em 18 de maio, os casos já tinham mais que triplicado e, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde, eram 183 casos positivos e 6 mortes. 

Entre maio e junho houve um boom na confirmação de casos em relação a outros meses. No dia 18 de junho o boletim diário apontava 968 casos confirmados e 12 mortes. O motivo, talvez, seja o aumento na quantidade de testes de Covid-19 que a Prefeitura de Maringá disponibilizou entre esses dois meses. 

Restrições

E mesmo com a restrição de algumas atividades, multas, fiscalizações e recomendações para que as pessoas pratiquem o distanciamento e o isolamento social os casos continuam subindo dia a dia. Até essa sexta-feira (17), já eram 2.517 casos confirmados e 35 mortes. 

O número de recuperados, no entanto, é alto em Maringá. Já são 1.928 pacientes que venceram a doença, o equivalente a 76,5% dos casos confirmados. Só nessa sexta-feira (17), mais 75 pacientes foram considerados recuperados da Covid-19 em Maringá. 

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade