CRM homenageia médicos do Paraná mortos por Covid-19
Os médicos maringaenses Jorge Karigyo e Cleusa Ema Quilici Belczak morreram vítimas das consequências da Covid-19 (foto: arquivo pessoal)

Linha de frente

CRM homenageia médicos do Paraná mortos por Covid-19

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 09/12/2020 - 12:23

Mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo já foram infectadas pelo novo coronavírus. A doença provocada pelo vírus, a Covid-19, já matou mais de 1,5 milhão de pacientes. Parte das vítimas eram médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde que, fazendo jus à profissão, encararam a tarefa de atuar na linha de frente do combate à pandemia e tentar salvar a todos os infectados. 

Nesta semana, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) divulgou vídeo para homenagear médicas e médicos paranaenses mortos em decorrência da Covid-19. Duas das vítimas citadas são de Maringá.

No total, 21 médicos paranaenses faleceram por causa de complicações causadas pelo coronavírus, segundo o CRM. Dois deles atuavam na rede de saúde maringaense: Dr. Jorge Karigyo, morto em 8 de julho deste ano, aos 62 anos; e Dra. Cleusa Ema Quilici Belczak, que morreu em 30 de outubro, aos 69 anos. 

Jorge Karigyo era clínico geral e atendia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. Era servidor municipal de Maringá desde 1993. A morte dele causou comoção na cidade, principalmente entre colegas de profissão que lamentaram o ocorrido.

Cleusa Ema Quilici Belczak era especialista em cirurgia vascular e endovascular. Tinha 45 anos de profissão. A médica era diretora social da Sociedade Médica de Maringá, diretora clínica do Centro Vascular João Belczak de Maringá, docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Escola de Flebologia e Linfologia da Associação Médica Argentina, de Buenos Aires, e diretora científica da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia.

Além dos profissionais de Maringá, a morte de outro médico homenageado pelo CRM causou grande comoção. Lucas Pires Augusto, de Ivaiporã, também era profissional da linha de frente e morreu em um hospital de Maringá após complicações causadas pela covid-19.

À época, pouco antes de ser internado na UTI, o médico fez uma publicação nas redes sociais informando sobre o agravamento do quadro. A mensagem viralizou nas redes sociais. “Estou indo neste momento para a UTI, pelo agravamento da covid-19. Agradeço desde já aos amigos pela oração, ficarei a partir de agora incomunicável. Peguei essa doença fazendo o que amo, cuidando dos pacientes com amor e dedicação e faria tudo outra vez”, escreveu. Lucas Augusto morreu em 8 de agosto, aos 32 anos.

O vídeo divulgado pelo Conselho Regional de Medicina faz parte da campanha de prevenção “Colabore, porque sua vida é importante para nós”, lançada pela entidade para chamar a atenção da população para a gravidade da doença.

“O Conselho Regional de Medicina do Paraná está divulgando o vídeo para reverenciar a memória dos que foram vitimados pela doença e, também, para chamar a atenção da sociedade na observância de cuidados com a sua vida num momento em que se observa o crescimento de casos de covid-19 e o esgotamento da capacidade dos serviços de saúde”, destacou a entidade. 

De acordo com números da Secretaria da Saúde (Sesa) do Paraná, quase 56 mil casos suspeitos de coronavírus entre profissionais de saúde foram notificados até esta semana, sendo que 11.285 foram confirmados. Entre médicos, foram 4.410 notificações e 949 casos confirmados, dos quais 686 recuperados.

A Sesa contabiliza ainda 126 mortes entre profissionais de saúde, na maioria médicos, enfermeiros, profissionais da área farmacêutica e cuidadores de idosos.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade