Década de Ações para a Segurança no Trânsito não resultou em redução expressiva de acidentes e mortes
Simulação de acidente na abertura da Semana Nacional do Trânsito/Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Década perdida

Década de Ações para a Segurança no Trânsito não resultou em redução expressiva de acidentes e mortes

Trânsito por Luciana Peña em 19/09/2021 - 14:45

O Brasil ainda ocupa um dos primeiros lugares no ranking de vítimas do trânsito no mundo. Uma nova tentativa de frear a epidemia de mortes no trânsito será de 2021 a 2030, com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

 

Em 2009, o Brasil assinou com a Organização das Nações Unidas (ONU) um pacto para a redução de acidentes de trânsito. Seria a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, de 2011 a 2020. A iniciativa, que envolvia outros países também, tinha o objetivo de reduzir pela metade o número de mortes e lesões no trânsito no mundo todo.

Em 2009, foram registrados em 178 países do mundo, 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de feridos em acidentes de trânsito, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

Mesmo na pandemia, com a redução de circulação de pessoas, as taxas de mortalidade continuaram altas. Muito em função dos acidentes com motocicletas. Enquanto os deslocamentos em 2020 caíram até 80%, o número de acidentes com motos teve uma redução de apenas 7%.

Uma nova década de ações para redução de acidentes começa agora em 2021 e se estenderá até 2030, explica a advogada  Fernanda Kruscinski, especialista em direito administrativo voltado à segurança veicular. [ouça o áudio acima]

Segundo o  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil gasta cerca de 130 bilhões de reais por ano com despesas hospitalares e patrimoniais, sem contar os gastos previdenciários, com acidentes de trânsito.

O mais impressionante é que uma boa parte dos acidentes poderia ser evitada, reduzindo essa cifra de recursos despendidos. [ouça o áudio acima]

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade