Democracia não é para cidadão infantil
CBN Maringá

Opinião

Democracia não é para cidadão infantil

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/08/2022 - 08:00

Sou um defensor da democracia, gosto da pluralidade, do debate, da diversidade e, principalmente de aprender com o contraditório. Tem que existir a negação de nossa posição para entendermos a dimensão do que acreditamos, somos e agimos. A unanimidade é burra. Se todo mundo concorda com alguma ideia ou com uma determinada pessoa, há algo errado na concordância e desconfie.

Logo, discordar não é o problema, nunca será, é da discordância que se constrói a sobriedade, através dela se chega mais próximo a verdade e a melhor solução. A democracia pode ser morosa no ato, mas é forte na decisão.

O grande problema da atualidade é a dificuldade do diálogo. Isso incomoda, e muito. Confesso que temo dar minha opinião. Temo a reação agressiva das pessoas e a forma como alguns encaram a discordância. Confesso que já vi surtos e posturas agressivas por quem teve que encarar uma oposição de ideias ou de escolhas políticas.

Crianças mimadas e birrentas não gostam de ser contrariadas. Mas, democracia não se faz de cidadania infantil e sim de maturidade. Coisa rara de se encontrar hoje em dia.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade