Desejo e necessidade, o que devemos atender?
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Desejo e necessidade, o que devemos atender?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/09/2020 - 08:00

Desejos, deliciosos, saborosos e sedutores. Todos os dias eles nos cercam. Em tantos lugares o queremos, buscamos. Os alimentos e a sexualidade é para muitos os exemplos mais resumidos do desejo. Se acabar, mergulhado em vontade se limites e, como muitas peças publicitárias pregam, sem culpa. 

O desejo é descomprometido de continuidade. Há uma resistência alucinante para que se pague o preço do que se joga a nossa frente de forma irresistível. Perdemos a razão diante do desejo. Em quantas o arrependimento veio como resultado posterior daquilo que parecia tão intenso e na mesma proporção deixou o legado do vazio. 

A necessidade não segue os mesmos trilhos e nem chega da mesma forma…

A nossa trajetória tem que ter um propósito. Se ele não existir navegamos no sabor do acaso. Somos conduzidos pelo desejo. Carregados para qualquer lado que o vento soprar. Nossa barco se basta com a vela dançando ao sabor do destino traçado sem que precise de um timão para que se aproveita a força do momento e se busque chegar em algum lugar. 

Já a necessidade nem sempre é vista ou lembrada. Essencial, ela é a única forma de superarmos nossas limitações e problemas definitivamente. Sua realização, quando ocorre, é um marco em nossas vidas. Divide o bem do mal e revoluciona a forma como convivemos com as demais pessoas e a consideração que temos por nós mesmos. 

A dignidade humana é uma necessidade. Todos temos o direito a ela. Um ser humano que a tem se percebe de uma forma melhor e convive com mais tolerância em relação às outras pessoas.  Uma pessoa sem dignidade está fadada a existir sem considerar o valor de sua própria existência. 

A educação é uma necessidade fundamental das pessoas. Saber para conviver e ter as ferramentos fundamentais para se relacionar, superar limites e ir além do que se é. Na educação se compreende que as coisas a nossa volta tem mais a nos dizer do que a aparência quer nos cerca. O produto e sua composição, a leitura e sua informação, a saúde e a conduta diária para evitar doenças. A educação é preventiva e prevenir é superar uma importante necessidade humana. 

Superar necessidades nem sempre é dá tanto prazer imediato quanto a realização de um desejo. mas constrói uma estabilidade sólida. Refaz, inclusive nossa tendência a determinados desejos. Mudamos por definitivo e não ficamos entregues aos mesmos vícios que via de regra nos dominam pela constante realização dos desejos. A necessidade nos faz melhor. 

A boa e má companhia também se define pelo desejo ou necessidade…

Quando vamos realizar o desejo ou superar uma necessidade estamos acompanhados. Há alguém que divide conosco estes dois momentos. Feliz se for a mesma pessoa nos. Porém, os que estão presente na superação das necessidades merecem mais a nossa atenção. O que nos une a pessoas que vivem a mesma condição e superam as mesmas necessidades é a relação sólida que estabelecemos com elas. Já desejos temporários e inconstantes tem parceiros na mesma condição. 

Uma vida de desejos são como colecionar partes de um quebra cabeça que nunca fará sentido. Não desenham uma lógica, mas constroem um ser humano feito de partes onde a vida caminha sem direção. Por isso, se queremos ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades estaremos contribuindo para a superação de seus problemas. Já, se queremos apenas satisfazer seus desejos, deixaremos com que o imediatismo destrua lentamente uma vida inteira.  

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade