Desligamentos de energia por causa de queimadas quadruplicam no noroeste do Paraná
Foto: Divulgação/Copel

Incêndios

Desligamentos de energia por causa de queimadas quadruplicam no noroeste do Paraná

Paraná por Letícia Tristão em 18/08/2021 - 18:12

Foi a região que mais registrou aumento de ocorrências desse tipo em todo o Paraná. Um incêndio na PR-323 quase deixou 10 mil imóveis da região sem energia. 

Nesta época do ano, é comum se falar no aumento das queimadas. Calor e falta de chuva aumentam as chances de focos de incêndio atingirem e devastarem vegetações.

E esse tipo de incêndio não causa estragos somente ao meio ambiente. Se atingirem a fiação elétrica, os danos podem ser muito maiores. Na semana passada, uma queimada foi registrada na às margens PR-323, em Umuarama.

E segundo a Copel, por pouco, 10 mil unidades consumidoras de Cruzeiro do Oeste não ficaram sem energia. A transferência para outra fonte foi feita a tempo para que os Bombeiros pudessem combater as chamas.

A Copel explica que o fogo próximo à rede pode prejudicar o abastecimento de energia mesmo que não entre em contato direto com os fios. Isso por causa do fenômeno de ionização do ar, que induz o curto-circuito, que pode inclusive romper o cabo.

Levantamento feito pela estatal mostra que de janeiro a julho deste ano, somente na região noroeste do Paraná, foram registrados 43 desligamentos provocados por queimadas nas redes de distribuição elétrica.

No mesmo período do ano passado, foram 10. O noroeste foi a região que teve maior aumento dessas ocorrências. E 21 delas foram somente em julho deste ano. Em todo Paraná, o aumento foi de 30%, como explicou à Agência Estadual de Notícias o superintendente de Operação da Copel, Francis Alencar Prado. [ouça o áudio acima]

As causas dos incêndios em vegetação podem ser naturais, mas a ação humana contribui com possíveis focos de incêndio, como quando jogado no ambiente lixo, bitucas de cigarro e até garrafas de vidro.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade