Dez desafios para gestão Maia até o término do mandato
Arquivo/CMM

Promessas

Dez desafios para gestão Maia até o término do mandato

Política por Victor Simião em 30/09/2019 - 16:45

Faltando um ano e dois meses para encerrar gestão, prefeito tem promessas que ainda não saíram do papel. A CBN selecionou algumas delas.

O então candidato à Prefeitura de Maringá Ulisses Maia protocolou junto à Justiça Eleitoral um documento de 20 páginas, em 2016. Nele, estavam as metas e propostas da coligação “Inovação e Transparência”. Mil dias após o início da gestão do grupo à frente do Executivo Municipal, parte das promessas foi cumprida. Mas outra parte ainda segue no papel.

No sábado passado, dia 28, para marcar os mil dias de gestão, a Prefeitura de Maringá realizou uma grande ação. Nela, apresentou o trabalho que fez nesse período: inauguração da Avenida Carlos Borges, reforma no Centro de Ação Cultural, o andamento da construção do Terminal Intermodal (cujo projeto inicial veio da gestão anterior), reforma da praça de patinação, entre outras medidas. Das promessas feitas em 2016, o município também construiu uma casa para abrigar indígenas, tem corrido para aquecer as piscinas nos centros esportivos. A principal marca, talvez, seja a criação do vale-alimentação para os servidores.

Entretanto, faltando um ano e dois meses para o término da gestão, há itens no programa de Governo que não foram implementados. A CBN selecionou 10 propostas que ou não saíram do papel ou não foram realizadas da forma prevista.

Zerar fila de crianças para vagas em creche; o município tem tentado, mas não consegue. A proposta mais recente foi a de comprar vagas em instituições privadas. Ainda assim, mais de duas mil aguardam vagas;

Construção do Condomínio do Idoso; o município informou estar procurando terrenos para ação.

Criação de abrigo municipal para pernoite de pessoas em situação de rua; em entrevista à CBN Maringá, Ulisses Maia disse que o município já tem uma rede de assistência. Além disso, por conta da crise econômica no país, o número de pessoas que vai para a rua aumenta. A proposta para acabar com essa situação, também feita durante a campanha, não deve ser cumprida.

Construção de Ampla Biblioteca Municipal no Centro; atualmente o município paga aluguel pelas instalações da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha. A Semuc procura um novo espaço desde o ano passado, mas nada ainda foi efetivado;

Linha ‘Corujão’ para as madrugadas; desde o início da gestão Ulisses Maia nenhuma medida nesse sentido foi tomada ou discutida publicamente;

Agenda pública de secretários; a agenda de Maia, também uma promessa de campanha, está divulgada e pode ser conferida no site da Prefeitura. Já a dos responsáveis pelas secretarias não.

Criação de Escola de Formação de Guardas Municipais; até o momento, nenhuma medida foi tomada nesse sentido. Por outro lado, o município revisou o estatuto e o plano de carreira desse grupo de servidores, itens registrados na proposta de campanha.

Transparência ao Mapa da Violência Para Planejamento de Ações; as informações relativas à segurança pública ficam na Secretaria. Não existe nenhum mapa público de violência disponível para a sociedade ou de fácil acesso;

Fila Zero para consultas especializadas; ainda é um gargalo para o município. Apesar dos mutirões feitos neste ano, 25 mil pessoas ainda aguardam.

Jornada de 30 horas para servidores da Saúde; não aconteceu e não deve acontecer. Conversas foram realizadas desde o ano passado, e para o município a medida é inviável no momento.

Em entrevista à CBN no sábado, Maia informou que não pensa em reeleição no momento eu que tem muito a fazer até o término do mandato. Como principal meta até lá, citou uma obra que não está no plano de Governo: a construção de seis viadutos no Contorno Norte, projeto que tem se arrastado ao longo dos últimos anos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade