É possível evitar uma pandemia?
Imagem Ilustrativa/Freepik

Pesquisa

É possível evitar uma pandemia?

Saúde por Luciana Peña em 16/04/2020 - 12:21

Pesquisadores da UEM criaram a Rede de Pesquisas para Emergências Epidemiológicas para prevenir surtos e epidemias. E um dos pesquisadores dá um exemplo claro de como o mundo errou na pandemia do coronavírus.

 

Fevereiro de 2020. O carnaval estava chegando. Momento de descontração no Brasil. Mas na China já se falava no novo coronavírus.

Você lembra o que você estava fazendo naquela época? O diretor de pesquisas da Universidade Estadual de Maringá Luiz Fernando Cotica estava embarcando para os Estados Unidos.

E adivinha: ele era um dos únicos que estavam usando máscara no aeroporto.

É a prevenção ou a falta dela que explica a reação a um surto, a uma epidemia ou pandemia.

A falta de cuidados em aeroportos contribuiu para a expansão do coronavírus no mundo.

Pensar medidas de prevenção para emergências epidemiológicas, se antecipando a elas, é o objetivo de um grupo de pesquisadores formado na Universidade de Maringá. A Rede de Pesquisas para Emergências Epidemiológicas.

Os pesquisadores acreditam que assim é possível evitar pandemias como a que estamos vivendo hoje em dia.

A Rede de Pesquisas para Emergências Epidemiológicas da UEM vai concorrer a editais da Capes e do CNPQ de apoio a pesquisas de enfrentamento à Covid -19. E lembre-se: quando sair de casa, use máscara.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade