Elizabeth II deixou o século XX para trás
CBN Maringá

Opinião

Elizabeth II deixou o século XX para trás

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 09/09/2022 - 08:11

Elizabeth II governou por 72 anos. Uma longa jornada de uma chefe de Estado que superou o Século XX. Um século de turbulências, marcado por duas guerras, uma corrida nuclear, Guerra Fria, queda do muro de Berlim, consciência ambiental, processos migratórios e profundas mudanças de comportamento.

A rainha inglesa assistiu o seu país vencer uma guerra mundial, perder a hegemonia como potência líder planetária para sua ex-colônia, os Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra de Elizabeth II é um reino que soube permanecer na adversidade. “A ilha” era também um império e ainda é sede do Reino Unido, do qual fazem parte Austrália, Canadá e Jamaica.

A rainha morre, mas o reino permanece. O monarca inglês não governa, mas é um símbolo de estabilidade. Uma demonstração de continuidade institucional, de respeito a regra e de saber mudá-las no tempo certo sem destruir as instituições que as sustentam. Você pode pensar que deveríamos ser mais ingleses, mas nós não somos a Inglaterra. Se quer fomos uma colônia inglesa, e mesmo se fôssemos, não sei até onde isto mudaria o nosso destino.

Somos uma nação imensa e extensa, forjada na colonização lusitana e com aspectos bem distintos dos britânicos. Mesmo quando fundamentos o Estado Nacional, em 1822, através de uma monarquia, o nosso regime passou longe da história e da estabilidade inglesa. Nossa monarquia não durou, mesmo o último imperador, Dom Pedro II, ser mais republicano e liberal que muitos políticos que se diziam partidários da república de seu tempo.

A Inglaterra mantém uma monarquia por séculos e faz dela um símbolo de sua identidade. O rei é a garantia simbólica de convergência das divergências, da necessidade de um acordo entorno da manutenção da unidade e respeito as instituições. Por isso, um conservador e um liberal inglês está distante do que temos em nosso território dos que se de finem por estas posturas.

John Locke, o pai do liberalismo político, defendeu e atou pela redução do poder da monarquia, pela obediência a vontade do povo, pelo respeito as instituições e considerava o parlamento a expressão máxima da representatividade. Contudo e jamais, o pensador inglês, defendeu a extinção da monarquia. A considerava fundamental para a estabilidade política inglesa.

Logo, o longo reinado da rainha atravessou o Século XX e soube superá-lo. Mesmo conservadora, a monarca viveu mudanças profundas no contexto mundial e em seu contexto doméstico. Ela soube superar suas crenças e dogmas que não correspondiam mais a necessidade de seu tempo. Diferentes de líderes que desejam se perpetuar no poder, Elizabeth II representou por muito tempo sua nação, sua permanência é de causar inveja aos que amam a eternidade do cargo, mas nunca tiveram competência para tê-la.

Enquanto a rainha que faleceu ontem brilhou como imagem pública ao longo de mais de 70 anos, muitos ainda estão presos ao passado e clamam por tradições que não são capazes de exercer em sua vida prática e tem uma história contraditória e marcada por atos autoritários, obscuros e incertos.

Não sou monarquista e considero que o Brasil não combina com o regime monárquico, por mais que talvez ele fosse um ambiente de mais estabilidade do que a república que vivemos. Porém, os ingleses e sua monarquia parlamentar nos dão uma lição, preservar as instituições e garantir a aplicação da lei é a maneira de garantir a liberdade. Mudar é uma necessidade e superar o Século XX com seus regimes autoritários e guerras uma lição, que muitos insistem em não aprender.  

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade