Em Paranavaí, músicos pedem mudanças na lei municipal para a realização de shows
Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay/Domínio Público

Região

Em Paranavaí, músicos pedem mudanças na lei municipal para a realização de shows

Paraná por Victor Ramalho em 26/04/2022 - 18:12

Na cidade, o volume máximo que um sistema de som pode emitir entre 19h e 22h é de 60 decibéis, segundo a legislação municipal. Músicos dizem, no entanto, que o volume inviabiliza a realização do trabalho.

Em Paranavaí, cidade que fica a 70 quilômetros de Maringá, uma lei municipal limita o volume máximo que pode ser emitido por um sistema de som, seja ele automotivo ou em bares e restaurantes, entre às 19h e 22h. Conforme a legislação, o barulho máximo permitido dentro deste horário é de 60 decibéis.

O problema, no entanto, é que o volume é considerado muito baixo para aqueles que trabalham com a realização de shows e música ao vivo em estabelecimentos comerciais durante a noite. Pensando nisso, um grupo formado por cantores, músicos e profissionais que trabalham com som em Paranavaí resolveu se reunir, pedindo uma alteração na lei por parte do poder público.

As reivindicações surgiram após alguns profissionais terem seu material de trabalho apreendidos, durante fiscalizações da Polícia Militar (PM), após denúncias de perturbação de sossego feitas por moradores.

Conforme a cantora Leiziane Romanholi, que representa o setor, 60 decibéis é um volume inviável para se trabalhar com música ao vivo. Ele seria equivalente a uma conversa entre amigos, segundo ela. [ouça no áudio acima]

Na segunda semana de abril, representantes do setor se reuniram com o prefeito de Paranavaí, Delegado K.I.Q. Ainda conforme a representante do setor, muitos músicos precisaram cancelar seus shows por conta da fiscalização. [ouça no áudio acima]

Um encontro com os vereadores está previsto para a sessão da Câmara desta terça-feira (26). A reportagem da CBN procurou a Prefeitura de Paranavaí para comentar o assunto e aguarda um retorno.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade