Em plano emergencial, Educação prevê volta às aulas no dia 25 de maio
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução do Plano

Retorno em Maringá

Em plano emergencial, Educação prevê volta às aulas no dia 25 de maio

Educação por Victor Simião em 15/05/2020 - 19:00

As atividades serão feitas de forma online. Um documento foi desenvolvido pela Seduc nesta sexta-feira (15). A CBN obteve acesso ao conteúdo, que deve passar por avaliação das partes interessadas.

A Secretaria Municipal de Educação de Maringá quer retomar o calendário escolar a partir do dia 25 de maio. As aulas, devido ao coronavírus, seriam feitas de forma não presencial. Essas e outras informações constam no documento chamado “Plano Emergencial de Aprendizagem Não Presencial”. A proposta foi finalizada nesta sexta-feira (15) e enviada a partes interessadas, como o Sindicato dos Servidores Municipais, o Sismmar. A CBN obteve acesso ao texto integral. A iniciativa vale apenas para a educação municipal. E atenção: o plano ainda não está em decreto; então ainda não tem validade. 

Em um relatório de 14 páginas, a Secretaria Municipal de Educação estipula o plano como algo obrigatório durante o período de coronavírus. De modo geral, indica que cada aluno receberá uma apostila impressa com atividades, livros literários e materiais diversos. Esse conteúdo será válido por 15 dias - que serão contabilizados como dias letivos.  O professor deverá entregar o material ao responsável pela criança em horário previamente agendado, seguindo os protocolos para evitar a Covid-19. Após 15 dias, as atividades deverão ser devolvidas à escola. Cabe ao educador decidir como irá dar a devolutiva quanto às atividades - a Seduc indica o uso telefone da unidade escolar ou qualquer outro meio que o professor julgar apropriado. 

A Secretaria se compromete e fazer um tutorial para orientar o professor sobre produções vídeos e áudios que poderão ser enviados às famílias diária ou semanalmente. 

O plano aborda a educação infantil, ensino fundamental, integral e ensino de jovens e adultos. No caso da infantil,  para crianças de 0 a 3 anos, a Seduc indica atividades lúdicas. No ensino fundamental, o conteúdo deve abranger temas como história, matemática e outros. 

A previsão é que o ano letivo termine no dia 21 de dezembro. O plano indica aulas de segunda a sábado. 

Embora não fique claro, a proposta dá a entender que o professor deverá ir em algum momento ao local de trabalho presencialmente. 

A reportagem procurou a secretária de Educação, Gisele Colombari. Ela apenas disse que um decreto sobre o volta às aulas pode ser publicado na segunda-feira (18). O sindicato dos servidores municipais disse estar avaliando o plano.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade