Em votação do IPTU 2022, vereadores debatem distorções da Planta Genérica de Valores Imobiliários
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/CMM

IPTU

Em votação do IPTU 2022, vereadores debatem distorções da Planta Genérica de Valores Imobiliários

Política por Luciana Peña em 25/11/2021 - 13:42

O imposto para o ano que vem, reajustado em 9,3%, foi aprovado em sessões ordinária e extraordinária na Câmara Municipal de Maringá. Mas os vereadores citaram distorções na alíquota, que varia de acordo com a região da cidade e da infraestrutura existente no local.

A votação do reajuste do IPTU 2022 de Maringá na Câmara Municipal rendeu discursos e questionamentos dos vereadores.

Em primeiro lugar, os parlamentares não gostaram da repercussão nas redes sociais porque os internautas criticaram o Legislativo pelo reajuste de 9.3% no imposto.

Mas quem aplica o reajuste é o Executivo e segundo a Secretaria de Fazenda, 9,3% é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação do período de 12 meses e precisa ser aplicado ao tributo por força da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em segundo lugar, os vereadores questionaram a alíquota para a cobrança do imposto que varia de acordo com a região da cidade e com a infraestrutura existente.

O vereador Paulo Biazon citou exemplos de distorção. [ouça o áudio acima]

Uma emenda do presidente Mário Hossokawa corrigiu a alíquota de um bairro. Neste caso, o que houve foi um erro técnico.
Dois bairros na mesma localização, com a mesma infraestrutura, separados apenas por uma rua, mas com alíquotas diferentes. [ouça o áudio acima]

Para os vereadores, mas aí também muitos internautas vão criticar, é preciso rever a Planta Genérica de Valores Imobiliários de Maringá.

Tem imóvel pagando muito, mas tem muito imóvel pagando pouco. [ouça o áudio acima]

Atualizado às 14h: O Executivo enviou esta semana para a Câmara, um projeto para a criação do Conselho Permanente de Avaliações do Município de Maringá, para avaliar de forma permanente a revisão do valor venal dos imóveis, que é a base de cálculo de impostos como o IPTU.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade