Emancipação sem trabalho é farsa
CBN Cascavel

Opinião

Emancipação sem trabalho é farsa

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 29/06/2021 - 11:07

Fui criado por uma geração que desejava o trabalho para conseguir a emancipação. Meu sonho era conseguir um emprego, ter meu próprio rendimento e conquistar minha independência e emancipação. O que aconteceu com os jovens de hoje?

Estamos diante de uma geração onde crescem os “nem nem”, nem trabalho e nem estudo. Mesmo os que se dedicam ao estudo, desejam postergar o trabalho e, se trabalham, preferem a “segurança” do lar materno e paterno para não ter que assumir os limites financeiros da vida independente.

Construímos uma sociedade onde a estética do que simbolizava a emancipação está apartada do trabalho e de assumir os custos financeiros de si mesmo. Hoje, se pode frequentar os ambientes que se deseja, se constrói seu próprio horário e se pode buscar os seus desejos sem ter condição financeira pessoal de assumir estas atitudes.

Os ambientes de lazer e prazer estão rodeados e recheados de seres dependentes com aparência de serem “donos do próprio nariz”. Uma farsa adquirida no mercado de trabalho. Papais e mamães que consideram que proteger seus filhos é criar um inerte que não consegue se posicionar no mundo por conta própria.

Ao proteger seus rebentos da vida, pais matam a construção da força própria para administrar a própria vida. A qualquer risco, chame o papai e a mamãe que nós vamos te proteger. Uma regra torpe e fatal.

Desta forma, considerando que estamos vivendo tempos de progresso humano, na prática estamos eliminando a possibilidade de formarmos uma geração melhor. Jogados nos ambientes de desejos a serem realizados, o ser humano na atualidade se tornou um ser mimando e birrento, pouco propenso a perceber a existência de um mundo que não vive em torno de si, mas que necessita da participação produtiva de todos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade