Empresas se cansaram de profissionais e procuram pessoas
CBN Maringá

Opinião

Empresas se cansaram de profissionais e procuram pessoas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 25/04/2023 - 07:50

Nunca imaginei que ser humano seria habilidade profissional

Você pode achar um absurdo, mas as empresas estão a caça de pessoas, de seres humanos, sensíveis, capazes de conviver com outras pessoas, que tem o potencial de colaborarem na empresa. Isto já foi óbvio um dia, condição comum, agora é raridade.

Esta busca tem sua lógica, na atualidade os jovens que ingressam nas empresas estão limitados pela vergonha de se expor, de viver, de conhecer, aprender e se rever. Por um lado, consideram que o mundo da virtualidade permite existir sem se expor, logo, a virtualidade virou refúgio.

Este esconderijo tem custado caro as famílias e as empresas, as pessoas que têm que conviver com este ser humano o tempo todo. Quer dizer, tentado conviver. Porque geralmente eles se isentam da convivência e comprometimento com a vida real. Preferem o mundo previsível onde o inesperado não passará de um “ato” sem consequências.

Claro que temos que considerar que alguns alucinados resolvem trazer a lógica da virtualidade para a vida real e todos pagamos um preço caro por isso.

Quem espera algo a mais de uma parte considerável dos consumidores de produtos virtuais, do mundo da internet, da cadeia de possibilidades que ela oferece, acredita que tem à frente um ser humano bem-informado sobre tecnologia. Nem sempre é assim.

Não se nega os benefícios que a rede mundial de computadores traz. Ela já é tão necessária quando as condições básicas de água, esgoto, energia elétrica, saúde, transporte e tudo o mais que se queira como fundamental para a vida.

Contudo, entre isso e a condição que temos de pessoas que vivem uma falsa realidade é algo bem diferente. A fonte de informação na internet não é a fonte de vida. E nela se mente muito. Pesquisas mostram isso.

Os que mergulham em “mundos paralelos” oferecidos nas redes sociais pagam um preço caro pela falta do aprendizado que a convivência com pessoas permite. O “temor” em relação as outras pessoas já têm rendido um bom mercado de trabalho para psicólogos, terapeutas, psiquiatras.

Eles se dedicam parte considerável do seu dia, mais de 8 horas em média, a esta condição virtual. Não conseguem se desprender do que lhe dá uma sensação de movimento e estática.

Pense, os consumidores assíduos das redes sociais percorrem inúmeros endereços de conexões, contudo não saem do lugar fisicamente. Nada acontece e tudo parece acontecer. O “cidadão do mundo” é um ser estático.

As empresas querem seres humanos

Claro que toda esta contextualização e análise que fizemos está demonstrada na busca das empresas por pessoas que sejam mais sociáveis, proativas e colaborativas.

Olhe só, eu contrato alguém para uma corporação que seja um colaborador. Isto não é óbvio? Sei que já fiz esta colocação lá em cima.

Uma pesquisa feita pelo Panorama do Mercado de Estágios no Brasil, com 100 profissionais de Recursos Humanos, o famoso RH, denuncia a falta de pessoas sociáveis, capazes de conviver e construir convivência.

Segundo os dados, 83% dos profissionais de RH consideram que ser colaborativo é uma necessidade vital para um candidato a vaga de estágio. Já, para 82% o destaque é estar disposto a aprender.

A proatividade também foi destaque na pesquisa, 81% dos profissionais de Recursos Humanos têm este aspecto do candidato como fundamental para a contratação. Tudo acaba se resumindo no que é apontado por 75% dos entrevistados, a habilidade comportamental dentro da empresa é um fator decisivo.

As empresas estão precisando de gente.

Mesmo as velhas habilidades que eram consideradas vitais para uma vaga de emprego já não são tão relevantes. Para 48% dos que contratam, saber inglês fluente é fundamental.

O percentual cai ainda mais quando se pensa no domínio de certas ferramentas como o Excel, o que é importante apenas para 24% dos recrutadores.

Logo, já temos cartazes distribuídos no mundo virtual e real em que as empresas anunciam: “PRECISAMOS DE SERES HUMANOS QUE SEJAM HUMANOS”. Se quer um futuro para sua carreira profissional, se preocupa mais com isso.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade