Entenda o que é o diagrama de controle para monitoramento da dengue
Foto: jcomp\ Freepik

Saúde

Entenda o que é o diagrama de controle para monitoramento da dengue

Saúde por Luciana Peña em 15/07/2023 - 11:12

No passado, quando os números de casos confirmados de dengue numa cidade passavam de 300 a cada 100 mil habitantes, as autoridades de saúde declaravam que o município estava em epidemia. Mas essa metodologia mudou.

O Ministério da Saúde recomenda que os municípios utilizem o chamado diagrama de controle para monitorar a evolução da doença. Maringá já utiliza o diagrama de controle.

A ferramenta estatística utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi elaborada com o apoio de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá.

O diagrama de controle revela que os meses mais críticos da dengue na cidade são os meses de março a maio.
E, apesar do número de casos confirmados em julho ser o maior do ciclo epidemiológico, o diagrama de controle revela que o risco de epidemia é menor neste período do ano.

A professora Eniuce Menezes, pós-doutora do Departamento de Estatística da UEM, explica que o diagrama de controle é um gráfico com uma linha que indica o limite que não pode ser ultrapassado. Esse limite é calculado pela média histórica de casos, considerando os anos não epidêmicos.

Outros fatores são considerados no combate à dengue, como os casos autóctones, em que a infecção ocorre no município; e a distribuição geográfica dos casos. [ouça o áudio]

O gerente de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Alcântara, também falou sobre o diagrama de controle, recomendado desde 2012. [ouça o áudio]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade