Envelhecer é só o começo
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Envelhecer é só o começo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 01/10/2019 - 08:46

A população do Paraná está envelhecendo. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população do Estado com mais de sessenta anos cresceu 44% entre 2010 a 2019. De 11% da população em 2010, hoje os que tem mais de 60 anos representam 14,98%. Uma projeção para 2023 aponta que teremos 1 em cada quatro paranaenses com mais de sessenta.

Esta população vai se tornar fundamental para a economia. Ao mesmo tempo que representaram uma população consumidora de produtos e serviços, ela também será necessária enquanto forço produtiva. Vários deles estarão dentro do mercado de trabalho e disponíveis para a produtividade. Mas em condições estarão com profissionais?

Refazer uma carreira profissional é fundamental. Não se pode deixar levar pelas velhas “crenças” de que não há mais tempo. Existe um futuro quando se chega ao sessenta e muito além. A sociedade precisa de profissionais qualificados que deem resposta eficientes e com experiência. O aprendizado de uma vida pode ser matéria prima para uma nova carreira e com um sucesso rápido.

As pessoas que chegam a chamada terceira idade não devem temer. Devem fazer acontecer. Precisam retomar um exercício de vida que se considerava exclusivamente dos mais jovens, elaborar o futuro. Criar um “plano de ação” estabelecendo objetivos e organizando uma sequência de metas a serem alcançadas. Sim, aos sessenta se faz o que quem está com vinte ou trinta faz. O futuro existe e tem que ser cumprido de maneira eficiente.

Quando estamos com sessenta ou mais temos vantagens competitivas. Ponderação e potencial de resiliência. Maturidade suficiente para compreender a importância das demais pessoas na produção do que somos e do que necessitamos. Esta é uma condição vital. A empresas necessitam muito mais de profissionais com capacidade de trabalho em equipe do que pessoas com conteúdo e sem ambiente para desenvolver uma ação com outros profissionais.

Há muito o que se conquistar com sessenta ou mais. O tempo que parece um peso para muitos pode se tornar em vantagem. Um ponto positivo. E não se preocupe com aquilo que parte considerável da população costuma estimular, comparação. Você não estará só com mais de sessenta, serão muitos e parte considerável disposta a recomeçar em todos os sentidos. Logo, se tem um problema com o qual quem está na terceira idade não deve levar em consideração é a solidão.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade