Quando os sócios são seus principais clientes
Condomínio: entre conflitos, liderança e o desafio de administrar pessoas
Opinião
A população do Paraná está envelhecendo. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população do Estado com mais de sessenta anos cresceu 44% entre 2010 a 2019. De 11% da população em 2010, hoje os que tem mais de 60 anos representam 14,98%. Uma projeção para 2023 aponta que teremos 1 em cada quatro paranaenses com mais de sessenta.
Esta população vai se tornar fundamental para a economia. Ao mesmo tempo que representaram uma população consumidora de produtos e serviços, ela também será necessária enquanto forço produtiva. Vários deles estarão dentro do mercado de trabalho e disponíveis para a produtividade. Mas em condições estarão com profissionais?
Refazer uma carreira profissional é fundamental. Não se pode deixar levar pelas velhas “crenças” de que não há mais tempo. Existe um futuro quando se chega ao sessenta e muito além. A sociedade precisa de profissionais qualificados que deem resposta eficientes e com experiência. O aprendizado de uma vida pode ser matéria prima para uma nova carreira e com um sucesso rápido.
As pessoas que chegam a chamada terceira idade não devem temer. Devem fazer acontecer. Precisam retomar um exercício de vida que se considerava exclusivamente dos mais jovens, elaborar o futuro. Criar um “plano de ação” estabelecendo objetivos e organizando uma sequência de metas a serem alcançadas. Sim, aos sessenta se faz o que quem está com vinte ou trinta faz. O futuro existe e tem que ser cumprido de maneira eficiente.
Quando estamos com sessenta ou mais temos vantagens competitivas. Ponderação e potencial de resiliência. Maturidade suficiente para compreender a importância das demais pessoas na produção do que somos e do que necessitamos. Esta é uma condição vital. A empresas necessitam muito mais de profissionais com capacidade de trabalho em equipe do que pessoas com conteúdo e sem ambiente para desenvolver uma ação com outros profissionais.
Há muito o que se conquistar com sessenta ou mais. O tempo que parece um peso para muitos pode se tornar em vantagem. Um ponto positivo. E não se preocupe com aquilo que parte considerável da população costuma estimular, comparação. Você não estará só com mais de sessenta, serão muitos e parte considerável disposta a recomeçar em todos os sentidos. Logo, se tem um problema com o qual quem está na terceira idade não deve levar em consideração é a solidão.
Notícias da mesma editoria
Quando os sócios são seus principais clientes
Condomínio: entre conflitos, liderança e o desafio de administrar pessoas
Desprezo cotidiano pela vida nas periferias
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional