

Economia da longevidade
Envelhecimento da população exige mudança de mentalidade nas empresas
Economia por Brenda Caramaschi em 27/05/2025 - 09:57Em 20 anos, um terço dos brasileiros terá 60 anos ou mais. Um estudo, intitulado Future-Proofing the Longevity Economy, alerta que as empresas precisam rever suas estratégias organizacionais, não apenas para lidar com equipes multigeracionais — que já podem somar cinco gerações ativas no mesmo ambiente de trabalho —, mas também para compreender os impactos do envelhecimento sobre o comportamento do consumidor, o desenho de produtos e a oferta de serviços no médio e longo prazo.
Dados do relatório apontam que, até 2080, haverá mais pessoas com 65 anos ou mais do que crianças com menos de 18 anos no mundo. Em 2050, a população global com 65+ deverá atingir 1,6 bilhão. Para atender a essa nova configuração, será necessário criar 475 milhões de empregos no setor de cuidados até 2030 — número essencial para suprir as crescentes demandas de cuidado profissional, suporte médico e serviços especializados.
O estudo também chama atenção para o impacto financeiro do cuidado familiar: pais que interrompem suas carreiras — especialmente mães — para cuidar de familiares, podem se aposentar com até 22% menos de economia previdenciária do que aqueles que permanecem no mercado de trabalho.
Em um momento em que o debate sobre longevidade ainda se concentra majoritariamente em questões previdenciárias e de saúde, o desafio é ampliar o olhar para a transformação profunda que esse cenário impõe à governança corporativa e à inovação estratégica, alerta Jurema Aguiar, especialista em governança e conselheira com atuação em empresas e organizações nacionais e internacionais. Para ela, o tema longevidade precisa ser incorporado às decisões de negócio, desde o recrutamento e seleção de talentos até a possibilidade de oferecer novos produtos e serviços e experiências ao consumidor que está envelhecendo.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade