Escolas que venderam vagas para o município contestam prefeito
Foto: Reprodução/Facebook

Maringá

Escolas que venderam vagas para o município contestam prefeito

Educação por Luciana Peña em 17/07/2020 - 13:00

Em entrevista à CBN Maringá esta semana, o prefeito Ulisses Maia disse que mais da metade das escolas particulares está recebendo pagamento pelos custos fixos.  Mas de acordo com o porta-voz da associação que representa 14 das 21 escolas com contrato, apenas três empresas  receberam o pagamento. 

A Prefeitura de Maringá contratou mais de 1500 vagas em escolas particulares para crianças de 0 a 3 anos de idade. Para cada criança pagava o valor de 1287,79 reais. Isso até a pandemia. A partir de abril os pagamentos foram suspensos.

A prefeitura aceita pagar pelos custos fixos das escolas, mas não pode pagar o valor integral porque o serviço não está sendo totalmente oferecido.

Esta semana o prefeito Ulisses Maia disse que mais da metade das escolas está recebendo o pagamento. [ouça no áudio acima]

O porta-voz da associação que representa 14 das 21 escolas que venderam vagas para a prefeitura, Ademilson Moraes Pereira contesta. Segundo ele, apenas oito, das 21 escolas, enviaram planilha de custos fixos para a prefeitura. E destas, apenas três estão recebendo. [ouça no áudio acima]

A reportagem conferiu no Portal da Transparência, CNPJs de 17 das 21 escolas. Destas, encontrou três que receberam pagamento:

Mundo dos Sonhos recebeu 1417 reais, mais 4819 reais, mais 4252 reais no dia 7 de julho referentes a três contratos.

Ateliê da Criança recebeu dia 29 de junho, três parcelas de três contratos: 4327 reais, 6397 reais e 5645 reais.

E Gênesis recebeu no dia 10 deste mês 12 635 reais.

São essas as três escolas apontadas pela associação.

Das escolas que a reportagem não conseguiu conferir dados no Portal da Transparência está a Viver e Aprender. Mas conversamos com a proprietária que nos disse que enviou uma planilha de custos para a Prefeitura, mas que a planilha não foi aceita e está em reanálise.

Conversamos também com a proprietária de outra escola, que segundo o Portal da Transparência, ainda não recebeu o pagamento. Ela não quer ser identificada, mas disse que enviou planilha de custos, a negociação com a prefeitura está avançada e o pagamento deve sair em breve.

A dona de outra escolinha, Andreia Mendes, da Companhia Pedagógica, teve a planilha de custos rejeitada. E não entendeu por quê. [ouça no áudio acima]

Ademilson Pereira diz que as escolas que não enviaram planilha de custos para a Prefeitura tomaram esta atitude porque temem incorrer em ilegalidade. Na opinião deles o pagamento sem critérios iguais para todas as escolas e em percentuais variáveis pode ser questionado no futuro pelas autoridades de fiscalização de gastos públicos.

Segundo a Prefeitura de Maringá, dez escolas enviaram planilhas de custo, três receberam os pagamentos e o restante está em fase de empenho. O processo é a conferência técnicas dos valores apresentados. Sobre os percentuais pagos, os valores diferem porque dependem dos custos fixos de cada escola.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade