Espaço urbano é questão de renda e não de direito
CBN Maringá

Opinião

Espaço urbano é questão de renda e não de direito

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 29/06/2023 - 08:00

Me diga quanto ganhas e te direi onde pode morar

Vários fatores podem determinar o crescimento da população de uma cidade. Um deles é o perfil socioeconômico que a cidade consolida ao longo do tempo.

Cidades de tamanho grande ou médio com uma renda e custo de vida elevados, o que nem sempre ocorre naturalmente, gera restrições de forma geral a acesso a produtos e serviços. Logo, certas cidades não podem ser habitadas por qualquer pessoa.

O mercado imobiliário em algumas cidades é um dos elementos econômicos determinantes nos desdobramentos das políticas de ocupação urbana. Acaba por direcionar o rumo de ambientes e serviços públicos.

Quem está em volta cresce e no centro diminui

No Paraná, três cidades servem de exemplo, Maringá, Londrina e Curitiba. As três tiveram perda de população enquanto as cidades de seu entorno tiveram aumento significativo.

Viver ao redor significa trabalhar e não morar na cidade de melhor custo de vida.

Este não é um fenômeno exclusivamente regional, é uma tendência nacional, quando se fala de cidades de melhor renda e porte grande e médio.

Uma tendência mundial

No mundo a uma tendência da redução de população em ambientes de maior valorização. A riqueza não se propaga na mesma proporção que a população.

Os processos migratórios que assistimos no mundo, em grande parte, é a população de menor renda a procura do paraíso, do Eldorado, o sonho de uma vida melhor.

Esta população de migrantes vive a margem do ambiente de melhor renda, busca sobreviver de uma participação direta ou indireta através do trabalho e sem ter os serviços que a sede metropolitana pode oferecer, alguns deles, pelo custo, restrito aos moradores. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade