Estudantes são desafiados a resolver problemas de fiscalização de obras
Victor Simião/CBN Maringá

Maratona Digital

Estudantes são desafiados a resolver problemas de fiscalização de obras

Tecnologia por Victor Simião em 18/08/2019 - 09:30

É o 1º Hackathon do Sistema, organizado pelo Crea-PR, realizado em Maringá. 150 pessoas participam.

Depois de uma longa viagem, nada de descanso. Os estudantes de engenharia elétrica Rafael Genubidim e o Saulo Muzolon vieram de Guarapuava para participar de um desafio organizado pelo Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná: O 1º Hackathon do Sistema. Em síntese, o problema a ser resolvido era melhorar a fiscalização da entidade com a ajuda da tecnologia.

O Rafael Genudibim explicou que a ideia do grupo dele era a de criar um aplicativo.

E é pensando, conversando, que se encontra um caminho. O Saulo Muzolon,de outro grupo, falou que para dar conta do serviço, só com organização – um planejamento que pode auxiliar quando eles estiverem no mercado de trabalho.

O tema do desafio foi “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”. A competição envolvendo tecnologia foi organizado pelo Crea-PR em parceria com a Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná . 150 estudantes, de 30 cidades do país, foram divididos em 13 grupos. A competição ocorreu no fim de semana na Unicesumar. Os participantes tinham de resolver três problemas apresentados pelos fiscais do conselho, explicou a gerente de fiscalização do órgão, Mariana Maranhão.

Antes de o hackathon ocorrer, houve uma espécie de apresentação online. É que o conteúdo fugia um pouco à realidade dos estudantes, explicou o presidente da associação dos geógrafos do Paraná, Jorge Campelo.

Com o desafio em mãos, o negócio foi reunir a equipe e pensar, discutir, em busca de um consenso. No grupo do estudante de engenharia de software Guilherme Santana não tinha um chefe, todos podiam apresentar ideias.

Os três melhores projetos recebem R$ 9,5 mil. Todos os trabalhos ficam para o Crea. Segundo o presidente estadual da entidade, Ricardo Rocha, o hackathon é bom para os estudantes e bom para o conselho.

O hackathon contou com 10 oficinas ao longo da programação. E, claro, muito café.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade