Estudo da Fadec sobre lago do Parque do Ingá é finalizado
Imagem Ilustrativa | Foto: Thiago Louzada/Arquivo/PMM

Maringá

Estudo da Fadec sobre lago do Parque do Ingá é finalizado

Meio Ambiente por Luciana Peña em 21/03/2024 - 08:31

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentou nessa quarta-feira (20) o plano para recuperar o lago do Parque do Ingá, que está secando. A Fadec foi contratada pela Prefeitura de Maringá.

Há anos o lago do Parque do Ingá é um problema.

O lago artificial, que torna um dos cartões postais da cidade ainda mais bonito, está secando.

Para entender por que o nível de água do lago baixa e buscar soluções de manejo para que ele volte a ser o que era antes, a Prefeitura de Maringá contratou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A Fadec realizou um estudo científico e concluiu que o problema é de drenagem urbana.

A solução foi apresentada nessa quarta-feira (20) durante um workshop técnico.

São duas medidas que precisam ser adotadas para a retomada do nível do lago: a implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos ao Parque para que água da chuva seja direcionada para o lago e a construção de poços de infiltração na região.

O poço de infiltração é uma solução de drenagem urbana para minimizar as enchentes, cada vez mais comuns, explicou o professor Sandro Rogério Lautenschlager, um dos responsáveis pelo estudo, em entrevista à CBN Maringá, em outubro do ano passado. [ouça o áudio] 

A prefeitura contratou uma empresa para a elaboração de projetos de engenharia e irá licitar as obras de desvio dos canais e contenção dos processos erosivos. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade