Estupidez humana
CBN Maringá

Opinião

Estupidez humana

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/08/2021 - 08:57

O escritor israelense Yuval Noah Harari tem uma série de obras sobre o comportamento do homem contemporâneo. Mas, sem dúvida, a mais impactante, no meu ponto de vista, é “21 lições para o Século 21”. Nela, o autor busca analisar e desvendar as relações sociais na atualidade e os desdobramentos para o futuro da humanidade neste século.

Analisando temas como trabalho, desenvolvimento tecnológico, controle e convivência social, no capítulo 13 de sua obra, Guerra: nunca subestime a estupidez humana, ele trata da violência. Uma demonstração de como o renascimento da agressão desmedida é um mal que ressalta nossa falta de lucidez.

Vivemos tempos e alimentamos a ideia de que podemos atingir a paz promovendo a violência. O extermínio armado se generalizou no Século XX com muitos conflitos, inclusive com duas guerras mundiais.

Este século, estamos presenciando a “violência molecular”, como afirma o ensaísta alemão Hans Magnus Enzensberger. Os conflitos generalizados que ocorrem diariamente. Os nossos conflitos urbanos, como o que assistimos nos grandes centros de grandes e médias cidades. O conflito entre o crime organizado e o aparato de segurança. Fora, os conflitos do dia a dia da vida urbana e nossas demências particulares.

A “justiça pelas próprias mãos” e nossos critérios pobres do que é o “certo” e o “errado” gera cotidianamente um grande número de agressões e o extremo de homicídios. Não por acaso se propaga a ideia do “bom cidadão” armado em defesa dos seus interesses.

Seria uma tolice acreditar que a violência gera paz, gera mais violência. Quem anda armado tem sempre a intensão de usar a arma que tem. Não há boa intenção em que se prepara para a guerra que não seja agir para atacar ou reagir com força a uma suposta ameaça, nem sempre real.

Se deveríamos melhorar, ficarmos civilizados, orientarmos nossas ações por princípios que contenham nossos instintos, resolvemos despertar o animal que há em nós. Geramos possibilidades para que nossa fragilidade lógica seja destituída em nome do sentimento animalesco de defender nossos interesses e espaços.

Se as pessoas querem conter a violência, se defender da agressão, não podemos multiplicar possibilidades de agressão como a fabricação de armas em larga escala e a divulgação da lógica torpe de que ser um agressor fará as pessoas te deixarem em paz.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade