Falsa solução se alimenta do mesmo problema
CBN Maringá

Opinião

Falsa solução se alimenta do mesmo problema

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/10/2022 - 08:39

Onde estão os nossos olhos que consideramos estar tão atentos? Ultimamente falamos sobre os dois candidatos que disputam o segundo turno como o fator determinante de nossas vidas. O mais importante é discutir, decidir e saber quem será o próximo mandatário do país. Este é o tema que impera nas principais manchetes dos jornais, sejam eles em qual plataforma for.

Enquanto isso, há temas constantes que já foram relevantes e agora estão no anonimato, mas demonstram quem nós somos já há um bom tempo. A dengue por exemplo, já tem mais de mil e duzentos casos no Estado. A chegada do calor e humidade preocupa. O número de casos foi significativo mesmo com temperaturas baixas.

A Covid-19 já levou a vida de 687.710 brasileiros. Parte considerável da população não tem ido se vacinar para tomar as doses de reforço. A doença, nas últimas 24 horas, no Paraná, levou a vida de 11 pessoas, no Brasil foram registradas 298 mortes.

Nos últimos dois anos a fome atinge mais de 33 milhões de brasileiros. Para este problema, crônico no país, não há vacina que resolva, é necessário um prato de comida. Mais que isso, é necessária a condição objetiva da sobrevivência se queremos acabar com a dependência e gerar dignidade humana.

A maioria das famílias que tem insegurança alimentar são lideradas por mulheres e são pessoas pretas e pardas. Perfil característico da sociedade brasileira desde sua formação. O machismo e a escravidão que deixa sequelas. Os dados são do Mapa da Fome.

São tantos outros problemas que já nos acompanham faz tempo, que a lisa poderia ser extensa e interminável. Que não se resolve com o passar dos anos, que se agravaram em determinados momentos, e que sempre foram uma marca da nossa vida.

Será que isso vai se resolver com a escolha de domingo? Será que é esta a escolha que vai nos tirar dos problemas crônicos históricos? São estas as nossas opções e obrigações como cidadãos para resolver o que nos atinge? Eu acredito que não. Por sinal, acredito que esta condição que vivemos é que nos faz ter as opções que temos. Nossa falta de qualidade nas opções é fruto de nossa falta de atenção aos problemas.

A democracia é o menos ruim das formas de governo. Não considero ser sua culpa os nossos males, muito menos as instituições que nos governam. O problema são as nossas escolhas que expressam nosso critério. E aqueles que fizeram da política a profissão se alimentam de nossa desgraça. Eles têm uma eficiência em se tornar “candidatos a resolverem o que nunca se resolve”.

Talvez este seja o segredo, os problemas crônicos levam ao poder os mesmos seres humanos que se sustentam do mal que prometem combater. Se acabar com o mal acaba com a necessidade destes seres. Só não percebemos que eles precisam que o mal se mantenha para que se mantenham também como escolha e, por consequência, no poder. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade