Fazer diferente é planejar o que se faz
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Fazer diferente é planejar o que se faz

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/01/2020 - 09:32

Começa o ano de 2020 e como agir? Os brasileiros querem pagar suas dívidas, viajar, aprender um novo idioma, inglês principalmente. A resposta vem de um levantamento feito pela 7Waves, uma aplicativo de controle financeiro. O levantamento foi feito com mais de 50 mil usuários. 

Hoje, o país tem 63,4 milhões de pessoas inadimplentes. O número tende a aumentar com as contas de final de ano. Já que os dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) leva em conta números até dezembro do ano passado. 

Os principais motivos dos endividamentos dos brasileiros que bate recorde histórico são perda de emprego (30%), redução da renda (29%), empréstimo do nome para terceiros (14%) e falta de controle financeiro (13%).

Como resolver o dilema do endividamento e ter qualidade de vida? Para isso é preciso definir prioridades. Entender que um desejo está relacionado ao outro, em uma ordem lógica e sustentada em uma hierarquia de valor. 

Um fator importante para a melhora da renda está na mudança de emprego. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva e do Grupo LTM, 56% dos brasileiros estão descontentes com o emprego que tem, querem mudar. Este é o desejo “19” do levantamento da 7Waves. 

Temos estabelecer prioridades, se queremos mudar. Entender que uma escala de valor deve nos orientar na busca de nossos interesses. Para planejarmos a mudança há que se organizar etapas. Neste sentido as escalas de valor são fundamentais. 

Estabelecer um aumento de renda como meta implica em qualificar-se. Pagar as contas requer planejamento financeiro e possibilidade de renda. Uma coisa antecede a outra. Focar no controle das contas e no estabelecimento de metas para melhoria de renda antecede pagar as contas. Ninguém acerta uma dívida sem recursos ou comprometendo a própria existência. 

Qual a sua prioridade em 2020? Busque atingir seus objetivos, estabeleça metas, mas seja lógico, tenha critérios e hierarquias. Vai dar certo. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade