Festival Paralímpico reúne mais de 150 crianças em Maringá
Carina Bernardino/CBN

Vila Olímpica

Festival Paralímpico reúne mais de 150 crianças em Maringá

Esporte por Carina Bernardino em 21/09/2019 - 13:30

No evento, foram apresentadas três modalidades: paraciclismo, bocha e atletismo. Festival ocorreu em 70 cidades do país

Maringá foi uma das 70 cidades brasileiras que receberam o 2º Festival Paralímpico organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento foi realizado na manhã deste sábado (21) no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica. Mais de 150 crianças participaram das atividades lúdicas. Muitas foram acompanhadas dos pais. A gerente de vendas Priscila Marques Destra fez questão de levar o filho Henrique ao festival. Ele tem síndrome de Down e pratica Atletismo há algum tempo. Muito coisa mudou no período.

O Festival Paralímpico marca a comemoração do Dia do Atleta Paralímpico, celebrado nesse domingo (22). Em todas as cidades, a proposta foi promover a experimentação de três esportes adaptados. O coordenador dos Esportes Olímpicos da Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, Silvio Rodrigues, explica quais modalidades foram apresentadas na cidade.

Maringá tem muitos atletas paralímpicos. Geovani Correia, de 22 anos, é um deles. Ele pratica Atletismo há cinco anos. Uma das primeiras competições que participou foi o Campeonato Paranaense, onde se destacou na modalidade com a conquista de três medalhas de ouro. Mas continua treinando não foi fácil, até por causa da falta de patrocínio. Hoje, ele se estabilizou mais  e treina como atleta profissional. Em relação ao Festival Paralímpico, o paratleta reforça a importância do fomento às modalidades paralímpicas e do apoio aos paratletas. 

O paratleta Carlos Eduardo Rossi é outro exemplo de superação no esporte maringaense. Ele disputa as provas de Petra - uma bicicleta adaptada para portadores de paralisia cerebral -, pela União Metropolitana Paradesportiva de Maringá. Para ele, o segredo é se desafiar sempre. 

Em todo o país, cerca de 11 mil crianças de 10 a 17 anos participaram do Festival Paralímpico. No Paraná, as atividades ocorreram em Maringá, Curitiba, Cascavel e Pontal. A participação foi aberta para crianças com ou sem deficiência. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade