Com otimização das equipes e aumento de caminhões para a coleta de inservíveis, a Secretaria de Limpeza Urbana de Maringá conseguiu zerar a fila de pedidos por recolhimento.
Os pedidos são feitos principalmente pelo 156.
O contribuinte pode fazer até dois pedidos por mês.
Desde o início do ano foram mais de nove mil pedidos atendidos, a maior parte para o descarte de móveis velhos.
Segundo o secretário Vagner Mussio, o tempo de espera após o pedido caiu bastante, de 30 dias em média para no máximo três, que é o tempo de receber o chamado, agendar a coleta e realizar o serviço. [ouça o áudio]
O recolhimento de inservíveis é um serviço público que pretende acabar os descartes irregulares e clandestinos.
Mas ainda tem gente que joga resíduos em fundos de vale e até canteiros centrais. [ouça o áudio]
Um dos problemas identificados pela Secretaria de Limpeza Urbana são os carrinhos de supermercado, que são furtados por moradores em situação de rua ou catadores de recicláveis e transportam resíduos de lixeiras para fundos de vale. [ouça o áudio]
A CBN tenta contato com entidade de classe dos supermercadistas para comentar o assunto.