Formaturas: os fins e os meios
CBN Maringá

Opinião

Formaturas: os fins e os meios

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 24/01/2023 - 08:40

Estamos com dois grupos de formandos indignados por não terem tido a festa de formatura que pagaram. Os dois são formandos de medicina e a grana envolvida é em torno de R$ 3 milhões de reais. Sem dúvida, grana para um festão. Um dos casos em São Paulo e o outro em Maringa.

Esperamos que tudo se resolva e que os formandos realizem sua festa para comemorar o fim do curso. Afinal, é árduo a busca do final.

Contudo, considero engraçado que uma das primeiras coisas que os alunos organizam quando ainda estão no primeiro semestre do curso é a Comissão de Formatura. Sou professor universitário e durante muitos anos dei aula para os chamados “calouros”. Eles sempre se preparavam para o fim estando no começo.

Como se deseja terminar o que nem se começou. A vida parece sempre mais feliz no dia seguinte, ainda mais naquilo que se considera sacrifício, a formação acadêmica. O curso superior, o estudar é a dor que se celebra o fim para um novo recomeço, na busca de um novo fim.

Deveríamos ter mais prazer na caminhada do que na celebração do seu fim. Afinal, o sentido de viver é o caminho que se traça e não os pontos de partida ou chegada. Podemos até nos decepcionar quando pagamos uma festa de formatura por anos e não a temos. Isto é justo. Mais injusto será não ter alguém formado a altura para que a sociedade comemore a qualidade do profissional. Esta frustração não tem dinheiro que pague. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade