Fumacê contra a dengue deve começar em março na região de Maringá
Foto: Ilustrativa/Arquivo/Roberto Furlan/PMM

Inseticida

Fumacê contra a dengue deve começar em março na região de Maringá

Saúde por Portal GMC Online em 04/02/2020 - 12:24

A pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti, conhecida como "fumacê", deve começar a partir de março nas cidades pertencentes a 15ª Regional de Saúde de Maringá.

Apesar de Maringá e outros municípios estarem com alto risco de infestação de dengue, o fumacê não será iniciado antes porque é preciso esperar a chegada de um novo inseticida, conforme explicou o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim, em entrevista ao GMC Online.

De acordo com ele, o inseticida utilizado em ações anteriores era o Malathion. Só que o Ministério da Saúde suspendeu sua utilização em 2019 porque foi constatado que o inseticida não estava mais sendo eficaz contra o Aedes aegypti. 

“Vai haver a troca por outro inseticida. Foi encomendado no exterior, já chegou ao Brasil e está chegando no Paraná. Em fevereiro será feito um treinamento para aplicação do produto, já que ele tem o comportamento diferente do outro”, explicou Alkamim.

Por isso, o fumacê só deve começar a partir de março nas  cidades pertencentes a 15ª Regional de Saúde. 

 

Lote residual

No entanto, ainda existe um lote residual do antigo inseticida que será utilizado nos municípios. Maringá recebeu 400 litros que devem ser aplicados através de bombas intercostais nos locais onde foram identificadas maior concentração de focos de dengue.

“O veneno não acaba com o criadouro do mosquito. Isso depende dos cuidados da população. O que o inseticida faz é tirar um pouco o vírus de circulação, já que mata os mosquitos adultos, que são os que atacam as pessoas saudáveis ”, alerta o diretor da 15ª Regional de Saúde.

 

Por: Nailena Faian/GMC Online

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade