General Mourão em Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

General Mourão em Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 14/10/2019 - 10:22

 

14 de outubro, segunda-feira. Faltam 78 dias para o fim do ano.

Dia do Meteorologista, no Brasil.

Ontem, dia 13 de outubro, foi o Dia Mundial do Escritor e Dia do Fisioterapeuta.

Sábado, dia 12, foi o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Dia das Crianças, Dia Nacional da Leitura (desde 2009, com a Lei nº 11.899), Dia do Cirurgião Pediátrico, Dia do Engenheiro Agrônomo (decreto de lei nº 23.196 de 12 de outubro de 1933), Dia do Corretor de Seguros e Dia do Mar.

O Dia do Mar possivelmente é comemorado nesta data por que em 12 de outubro de 1492, às duas horas da manhã, o vigia Rodrigo de Triana, a bordo de uma das caravelas comandadas pelo navegador genovês Cristóvão Colombo gritou “terra à vista!”. No caso, eles estavam chegando ao Golfo do México, na América Central.

 

Na coluna de hoje:

- O vice-presidente da República, em Maringá

- As entidades da construção civil

- Saúde: denúncia e desabafo na tribuna

- Sem visão municipalista

- Repercussão e conclamação

- O silêncio dos vereadores

- RenovaBR em Maringá

- Jovens Líderes

- Progressistas

- Origens?

- Os partidos da base

 

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, EM MARINGÁ

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão estará em Maringá, no dia 21 de novembro, como convidado de honra do CONECTi CBIC, evento que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção realizará em conjunto com o Sinduscon Nor.

Mourão representará o governo neste evento que une engenharia, construção, tecnologia e inovação. Ele participará da solenidade de abertura do evento, às 19h30, no Fashion Hall.

Esta é a primeira vez que o evento

Informações sobre o evento estão na internet, no endereço https://cbic.org.br/conecti/

Importante se inscrever para assegurar participação no evento.

AS ENTIDADES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi fundada em 1957. Sediada em Brasília, reúne 92 sindicatos e associações patronais do setor, das 27 unidades da Federação.

A CBIC representa politicamente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

A CBIC é presidida por José Carlos Martins.

O Sinduscon-PR/Noroeste foi fundado em 14 de dezembro de 1992, em Maringá, com o objetivo de representar a categoria econômica da construção civil (indústria da construção), defendendo os interesses de seus associados, assim como, participando no desenvolvimento da infraestrutura do Estado e do País.

O Sinduscon-PR/Noroeste representa as empresas do setor da construção civil em 126 municípios da região noroeste do Paraná, servindo como elo entre associados e órgãos públicos federais, estaduais e municipais. São quase 3 décadas de muito trabalho com dignidade e respeito, lutando sempre pela categoria que o congrega.

O Sinduscon-PR/Noroeste é presidido por Marcos Mauro.

SAÚDE: DENÚNCIA E DESABAFO NA TRIBUNA

O deputado estadual Michele Caputo Neto, que foi secretário de Saúde do Estado do Paraná, fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na semana passada, em que uniu denúncia e desabafo.

Segundo o deputado, que nasceu em Maringá e tem familiares na cidades e na região, programas estruturais de financiamento da saúde implantados no Paraná em governos anteriores, foram descontinuados, sem outras alternativas.

Um dos exemplos que ele citou foi o HospSUS, criado para ampliar a oferta de leitos em hospitais públicos e filantrópicos.

Sem apoio adicional do governo do Paraná, os hospitais de referência regional estão demitindo e reduzindo a oferta de leitos.

Além da redução de recursos, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu normativa impondo que, mesmo em situação de emergência, um hospital só pode atender o paciente se tiver a autorização da Central de Vagas. Se atender sem o encaminhamento, não receberá pelo atendimento. Pode isso, Gilson?

SEM VISÃO MUNICIPALISTA

Para o deputado Michele Caputo Neto, o governo do Paraná perdeu a sua característica municipalista na saúde, ao reduzir recursos e afirmar que eles precisam ser aportados pelos municípios.

Segundo o parlamentar, os municípios do Paraná são aqueles que mais investem, proporcionalmente, em saúde, em todo o país.

Na prática os municípios precisam do apoio do governo do Paraná para manter o atendimento à população, nas diversas regiões do Paraná.

A denúncia feita na tribuna foi muito séria e preocupante.

REPERCUSSÃO E CONCLAMAÇÃO

O pronunciamento do deputado Caputo Neto na Assembleia Legislativa, alcançou grande repercussão. Ele fez um texto de agradecimento, revelando que recebeu muitos telefonemas e mensagens. Segundo ele, não é possível “deixar que pessoas morram por conta de problemas de gestão”.

Michele Caputo garante que é preciso reagir, rever e avançar com urgência e isso se faz com diálogo e parcerias. O deputado conclamou todos que defendem o SUS a se manifestarem em relação ao que está acontecendo no Paraná.

O SILÊNCIO DOS VEREADORES

Na semana passada aconteceu mais um episódio de constrangimento a um profissional da imprensa, protagonizado pelo presidente da Câmara, Mario Hossokawa.

A Maringá FM comentou o episódio, que ocorreu com a repórter Luciana Peña.

Jany Lima relatou o ocorrido e colocou no ar a fala do vereador. Gabriel comentou o que também falamos aqui: Por que essa preocupação com vereadores que falam com a imprensa? Outra conclusão óbvia: o trabalho dos repórteres é entrevistar, é ouvir os vereadores.

Também chama a atenção o fato de que o presidente da Câmara é um vereador como os demais. Os vereadores não precisam concordar com o presidente em tudo que ele pensa, fala e faz.

Ouvinte manda mensagem perguntado: “A Câmara só tem um vereador, só tem o presidente?”

Verdade, cara ouvinte, sentimos falta, na Câmara, de uma voz em defesa da imprensa, dos veículos de comunicação. Nenhum vereador defendeu a repórter que fazia o seu trabalho. Um silêncio quase inacreditável, duro de aceitar e extremamente intrigante.

RENOVABR EM MARINGÁ

O empresário Anníbal Bianchini, neto do “jardineiro de Maringá”, fez uma mobilização para reformar e melhorar a biblioteca do Colégio Estadual JK.

Sobre as razões para a iniciativa, escreveu: “Se você tivesse o poder de renovar sua cidade por um dia, o que você faria? Pensando nesta frase, acreditei no poder da renovação para trabalhar no projeto social para revitalizar a biblioteca do Colégio JK”.

Ele fez um vídeo e fotos da entrega da obra. O local foi pintado, mesas e cadeiras foram reformadas, foram colocados aparelhos de ar-condicionado, e outros equipamentos.

Na entrega da reforma e melhorias, Anníbal estava com uma camiseta do movimento RenovaBR.

JOVEM LÍDERES

Novos líderes têm surgindo. Aníbal, por exemplo, atua na Faciap Jovem, no Rotary Maringá Norte e em outras instituições. O projeto de reforma da biblioteca que leva o seu nome, uma homenagem ao seu avô, Annibal Bianchini, é uma demonstração de preparo. A teoria já ficou para trás, deu lugar à ação.

Uma frase parece balizar seu trabalho. "‘O passado está na memória, mas o futuro em nossas mãos’. Eu luto por uma política com verdadeiros líderes que priorizam as pessoas”.

PROGRESSISTAS

O Progressistas, presidido no Paraná pela deputada estadual Maria Victória, tem se dedicado a filiações, em Curitiba e em outras cidades do estado, inclusive Maringá.

Nas filiações, uma tendência: filiação de jovens e de pessoas que estão iniciando na política.

Comenta-se que o partido pretende renovar as suas candidaturas, apresentando novidades aos eleitores.

Essa novidade, no caso de Maringá, poderá acontecer na chapa majoritária.

O partido conta com uma possibilidade eleitoral muito forte, o ex-prefeito Silvio Barros. Porém, há a possibilidade de uma candidatura surpreendente, assim como a chapa para vereadores promete ter muitas novidades.

ORIGENS?

Ricardo Barros parece disposto a repetir o seu começo na política, na campanha de 1988. No dia 15 de novembro, do seu 29º aniversário, Ricardo foi eleito prefeito, até hoje o mais jovem da história.

OS PARTIDOS DA BASE

Como já falamos, vai se intensificar o assédio aos partidos da base do governador Ratinho Junior.

Muita gente querendo fechar apoios e coligações para prefeito e vice.

Contrariando o que se imaginava, parte deste apoio já está definido em torno de uma candidatura de oposição, em Maringá.

Há quem aposte que os apoios oficiais dos partidos da base serão fechados com um, dois ou três candidatos de oposição.

Com certeza as negociações se prolongarão até julho de 2020. Até lá, vamos noticiar muitos encontros, reuniões, visitas. Ainda é cedo para garantir o que vai acontecer, mas as tendências estão no ar e nos bastidores. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade