Gilson Aguiar: 'abuso sexual é intenção e não a profissão'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'abuso sexual é intenção e não a profissão'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/02/2019 - 08:15

A generalização nunca é um bom sinal. Leva a extremismos que podem custar caro para profissionais ou pessoas que dividem a mesma identificação do acusado, do culpado, do criminoso. O caso mais emblemático é sobre os abusadores de crianças e adolescentes. Eles podem ser médicos, professores, líderes religiosos, padrastos e, também, pais. Mas fazer de todos nesta função suspeitos é um erro.

Temos que entender que a intensão das pessoas é que determinam o sentido de suas ações. Quem quer abusar se aproxima de forma amistosa, se mostra confiável. Ninguém que queira abusar denuncia seus interesses de forma declarada. Para tudo o que se faz há uma busca. Na vida profissional, a atuação é diferenciada pela busca que cada um desenha de sua atuação.

Em Maringá, um professor de Educação Física foi indiciado por abuso de vulnerável. Ele é acusado de abusar de 8 crianças entre oito e onze anos. Agora apareceu mais uma, podem ser nove. Ele foi afastado de sua profissão. Já havia acusação contra ele desde outubro do ano passado. O que leva um profissional a fazer isso? Questões pessoais, intenções que repousam em cada um.

Mas o trabalho de um educador físico não pode ser questionado por isso. Este tipo de abusador pode se revestir das mais diferentes profissões. Não é uma questão de onde está e onde atua, mas do que quer fazer e faz com as pessoas a sua volta. Esta prática não será evitada com a condenação de todos por um.

Devemos sim ficar mais atentos. Tanto a nossos filhos com as pessoas. Mas não com a neurose de achar que todos são mal-intencionados. Apenas estarmos próximos de quem amamos para poder dividir as experiências e termos a capacidade de perceber com quem estamos lidando. As pessoas dão sinais de suas intenções. Nós é que muitas vezes, não percebemos ou enxergamos algo que não existe.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade