Gilson Aguiar: 'liberdade pesa para quem é infantil'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'liberdade pesa para quem é infantil'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 10/10/2018 - 07:40

O que é a liberdade? Ela é um direito de cada um que deve ser preservado. Podemos discordar do que as pessoas fazem com a liberdade que tem, mas não podemos impedi-las de agir da maneira que consideram mais adequada. A ação de cada um é o princípio da liberdade para todos.

Nesta condição, encontramos aqueles que compactuam ou não conosco de ideias e ações. Temos o livre direito de nos associarmos. Podemos fazer acordos e estabelecermos interesses comuns. Vivemos em uma sociedade a procura da satisfação individual. Afetamos, contudo, os outros com nossos atos e temos responsabilidade sobre isso. Mas no que é de comum acordo, o peso da consequência dos ações pode ser compartilhado.

Este é o princípio fundamental da liberdade que acredito. Estamos expostos aos outros e os outros a nós em uma sociedade. Esta é a condição primordial da convivência. Como regular nossos conflitos? Neste momento apelamos para normas, estatutos, leis e regras que norteiam a vida em sociedade. Temos muitos de nossos interesses limitados pelo pacto legal. Mas é o preço de precisarmos dos outros. Não conseguimos satisfazer nossos interesses sozinhos.

Logo, temos que educar os seres humanos para a autonomia, a liberdade plena de ter o potencial de viver e escolher seus destino. A capacidade de agir com responsabilidade pelo ato e consciente, da melhor forma possível, da dimensão das ações que se toma. Não podemos educar para a infantilidade, vitimização, dependência e parasitismo. Por isso, a liberdade pesa, nós a temos e podemos agir como autores e senhores da responsabilidade sobre nossas vidas. A obra da vida de cada um tem seu autor e senhor, nós mesmos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade